Exposição “Mar/Liberdade” no Estreito de Câmara de Lobos a partir de amanhã e até 27 de março

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos apresenta uma exposição de pintura de José Gonçalves Faria, intitulada “Mar | Liberdade” na sala de exposições do Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos, onde estarão patentes algumas das obras mais relevantes do artista.

José Gonçalves Faria é natural da Freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, onde nasceu a dia 22 de maio de 1934 e faleceu a 4 de dezembro de 2013. Cedo conheceu a vida difícil da agricultura com a qual lidou até aos 14 anos, idade com que emigrou para a Venezuela.

A inauguração será feita pelo Dr. Leonel Correia da Silva, Vice-Presidente e Vereador com o Pelouro do Ambiente e Cultura da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, na próxima quarta-feira, dia 23 de fevereiro de 2022, pelas 11 horas, ficando patente até 27 de março.

O gosto do artista pela pintura surge em criança, tendo sido por ocasião da sua entrada na escola primária, que teve maior oportunidade de contactar e manusear o lápis e o papel, momento em que mais se fez sentir as suas aptidões para o desenho e pintura.

As obras exibidas são pinturas a pastel sobre carvão que estão incluídas no espólio da Câmara Municipal de Câmara de Lobos e algumas de coleções particulares. Uma exposição dedicada ao universo do mar com pinturas da vida marinha que reportam para o observador o que acontece nas profundezas do oceano com a sua fauna e flora.

Sem formação académica em pintura, a sua carreira e evolução neste sector artístico é sobretudo baseada no autodidatismo, ainda que não esconda ensinamentos e influências provenientes de importantes pintores que teve oportunidade de conhecer ou contatar, principalmente com Max Römer, que o influenciaram profundamente no gosto pela pintura. Na Venezuela ingressou durante 3 anos na Academia Galiandro, onde aprendeu a desenvolver a técnica que está presente nos quadros desta exposição, a pintura a pastel sobre carvão.