Estepilha: “Vampiros” do MEDIARAM sugam (quase) tudo e não deixam nada…

Rui Marote
O Estepilha não quer ser advogado em causa própria, mas não pode deixar que os “vampiros” estejam sempre á espreita para sugar…
O Funchal Noticias, com todos os seus defeitos, é um projecto jornalístico com sete anos de existência, fundado e dirigido por jornalistas.
O titulo pertence à empresa “Letras de Coragem Lda” pessoa colectiva Nº 513668209 e registado na Entidade Reguladora para a Comunicação Social sob o número 126704.
Quando aparecemos, fomos “amaldiçoados” e condenados à nascença. Davam-nos meses para encerrar portas!!! Porém, estamos aqui, ainda com o projecto construído em terra firme, pelo menos bem longe das areias movediças que nos vaticinavam já lá vão sete anos. Fizemos história: somos o primeiro jornal online que nasceu na RAM.
Arregaçámos as mangas e a nossa micro empresa foi sobrevivendo sem apoios governamentais uma vez que não poderiamos candidatar-nos ao MEDIARAM. Um senhor conhecido por “sem malícia” artilhou-nos e fez uma lei que nos excluía, com a Assembleia Regional a dizer Amén…
Para nos candidatarmos, tínhamos de ter mais de três postos de trabalho a tempo inteiro e estarmos no mercado há mais de dois anos. Mas o diploma serviu para gregos mas não para troianos. No mercado surgiu um “plágio”: o Jornal da  Madeira encerrou portas e surgiu um novo órgão intitulado “JM”, sigla que ainda não se sabe o que quer dizer, e que logo à nascença foi contemplado  como Euromilhões.
Passámos cinco anos no “purgatório” para chegarmos ao “céu” e sermos contemplados com cerca de 10.000 euros anuais, tal como os “cachorrinhos” que  “comem as migalhas que caem da mesa”, como se pode ler na Bíblia. Aliás, na lei mosaica os cães eram considerados animais impuros, e foi assim que o FN se sentiu durante anos… O enjeitado, a quem iam sendo feitas promessas ocas.
Todos os anos em Janeiro, a Secretaria da Educação efectua uma reunião com os órgãos de comunicação social que são contemplados pelas verbas do MEDIARAM.
O Diário de Noticias e o JM são representados pela Associação da Imprensa Escrita, com sede em Lisboa, uma vez que são sócios.
O FN embora fosse contemplado com cerca de 11 mil euros, não recebe essa verba em virtude de ter dois funcionários a recibo verde, sendo por isso penalizado, e recebendo a modesta quantia de cerca de oito mil euros. Enfim, lei é lei, Estepilha…
Nessa reunião a representante dos dois matutinos alvitrou que os cerca de 3000 euros não utilizados que ficam nos cofres da região, deveriam, já que não aproveitam ao FN, ser distribuídos pelos órgãos de comunicação escritos da região, ou seja, DN e JM…
Estepilha: a canção de Zeca Afonso encaixa que nem uma luva nesta ganância. “Eles comem tudo, eles comem tudo, eles comem tudo e não deixam nada…”