ANP-Madeira quis conhecer programa dos partidos candidatos às legislativas

Uma das reuniões foi com o PS.

A Direcção da Associação Nacional de Professores (ANP) – Secção Regional da Madeira tem vindo a reunir ao longo dos últimos dias com vários partidos candidatos às eleições legislativas previstas para o próximo dia 30.

Estas reuniões visam conhecer as propostas dos vários partidos para a próxima legislatura na área da educação. Paulo Cortinhas, vice-presidente da ANP Madeira, referiu que depois de ouvir os debates que tiveram lugar na televisão portuguesa, e de constatar que, em muitos deles, o tema da educação esteve ausente, a ANP Madeira pretende, desta forma, fazer chegar a voz dos professores e educadores que representa aos diversos partidos, para que os mesmos possam reflectir sobre os problemas que afectam o sector e contribuir para a sua resolução. Nesse sentido, estas reuniões tem como propósito ouvir os candidatos a deputados pelo círculo eleitoral da Madeira e Porto Santo.

Refere ainda este responsável que os encontros com maioria dos partidos políticos resultaram na apresentaram das candidaturas, e que de uma forma geral “deu para conhecer as propostas dos mesmo no panorama nacional na área da Educação”, sendo que muitas “vão ao encontro do que a ANP defende”.

Porém, para além de ouvir os propósitos dos vários partidos, a ANP Madeira apresentou algumas das principais preocupações dos professores e educadores em prol da Educação Nacional e que preocupam muito a classe docente e as escolas, nomeadamente: a falta de professores em determinados grupos disciplinares, o actual modelo de Avaliação Docente, a recuperação do tempo de serviço, pois ao contrário da Madeira que foi recuperado na totalidade, no entanto no continente só foi recuperado apenas 2 anos, 9 meses e 18 dias; o actual regime dos concursos nacionais; a abolição das quotas de acesso ao 5.º e 7.º escalão; a diminuição dos alunos por turma; a reorganização dos currículos e alteração dos Quadros de Zona Pedagógicos, pois os mesmos geograficamente são muito extenso; o envelhecimento da classe docente e a exaustão que afectam a maioria dos professores e educadores portugueses, em virtude do enorme desgaste causado pelo exercício da profissão.

Em jeito de conclusão, Paulo Cortinhas referiu que “nestas reuniões tivemos oportunidade de sublinhar que estes problemas têm de ser enfrentados e combatidos prioritariamente, bem como apresentar propostas de orientações estratégicas para os resolver. É crucial que o governo que vier a resultar das próximas eleições legislativas tenha uma acção firme e consistente na área da Educação, por forma a assegurar os contributos cada vez mais relevantes e valiosos deste sector para o desenvolvimento económico e social do país”.

A ANP reforçou junto dos candidatos que irá continuar a debater e apresentar propostas em prol da Educação Regional e Nacional e, acima de tudo, defender os interesses de todos os educadores e professores da Madeira e Porto Santo, bem com a Direcção Nacional no panorama nacional.

Expressou ainda o desejo, junto dos mesmos, de que em caso de eleição as propostas apresentadas passem das intenções às concretizações. Nesse sentido, manifestou que as preocupações ouvidas e refletidas sejam verdadeiramente consideradas nas medidas e planos do próximo Governo.