CMF investe mais de 600 mil euros em 5 novas viaturas para resíduos sólidos

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) colocou ao serviço cinco novas viaturas, com capacidade para 32 toneladas, com o objectivo de transferir os resíduos sólidos para a Estação de Tratamento da Meia Serra ou para a Estação de Triagem do Porto Novo. Trata-se de um investimento no valor de 633 mil euros, mais IVA. Pedro Calado e a vereadora do Ambiente, Nádia Coelho, estiveram hoje na apresentação pública  das novas viaturas.

Conforme referiu o presidente do Município funchalense, estas novas viaturas dão uma “maior capacidade de trabalho e uma  operacionalidade  diferente do que aquela que tínhamos até agora,  porque são viaturas com  maior capacidade de transporte do lixo que hoje é  recolhido na Estação de Tratamento dos Viveiros”.

A Estação de Transferência do Funchal recebe os vários resíduos entregues pelos serviços municipais da remoção, da limpeza urbana e dos jardins, para além dos resíduos entregues pelos munícipes e pelas empresas sediadas no Funchal, num total de aproximadamente 65.000 toneladas por ano.

Para encaminhar parte dos resíduos para o destino final mais adequado, estas viaturas realizam a transferência dos resíduos, em contentores fechados e abertos, de capacidade de 30 a 35 m3, para a Estação de Tratamento da Meia Serra ou para a Estação de Triagem do Porto Novo.

Pedro Calado salienta que as novas viaturas são menos poluentes e consomem menos gasóleo, contribuindo para uma redução de cerca de 15,01 litros por cada 100 km. As viaturas mais antigas consomem em média 94,72 litros por cada 100 km enquanto que as novas consomem 79,71 litros aos 100 km.

Com a entrada em funcionamento destas novas cinco viaturas, diz a CMF, há uma poupança em cerca de 15.010 litros por ano, representando 50 mil euros de poupança de combustíveis. Uma situação que contribui para a diminuição da pegada ecológica dos serviços municipais, com quebra da emissão anual de CO2 em cerca de 40,1 toneladas.

“Estamos todos a trabalhar para ter uma cidade mais limpa, mais operacional. Temos recursos humanos, temos  o circuito a funcionar normalmente e  vamos continuar com este tipo de investimento”, conclui.

Em 2021, o Município do Funchal transferiu 53.625 toneladas de resíduos, distribuídos em 5.496 contentores abertos e fechados, realizando um total de 229.050 Km.