Legislativas 2022: “O JPP é o único que nasceu e cresceu na Madeira”

Élvio Sousa é, pelo Círculo Eleitoral da Madeira, o cabeça de lista do Juntos pelo Povo (JPP) às eleições legislativas nacionais de 30 de janeiro.

FUNCHAL NOTÍCIAS: Com que objetivo o JPP concorre pelo círculo da Madeira?
ÉLVIO SOUSA: Como todos sabem, de todos os partidos políticos, o JPP é o único que nasceu e cresceu na Madeira. Por isso, quando pergunta porque é que o Juntos Pelo Povo concorre pelo Círculo da Madeira já está a dar a resposta – o JPP é o partido que, tendo nascido de um movimento de cidadãos madeirenses, melhor conhece as dificuldades e as potencialidades da Madeira.
O JPP concorre à Assembleia da República, porque este é o momento de defender os madeirenses e porto-santenses e atacar os problemas que continuam a não ser resolvidos pelos partidos de sempre.

FN: Quais são as cinco principais medidas que merecem ser defendidas na Assembleia da República?
ES: Não é fácil reduzir todo um programa a uma mão cheia de medidas, mas, ainda assim, o JPP não deixará de lutar:
-em primeiro lugar, pela redução do custo de vida dos madeirenses (redução do preço dos bens essenciais, seja o IVA da eletricidade e do gás, seja o IVA na restauração) assim como, as rendas de casas para jovens a preços acessíveis;
-em segundo lugar, por mais e melhores transportes, nomeadamente a ligação ferry entre a Madeira e o continente, a redução do custo de transportes de mercadorias (18% mais caro do que os Açores), a garantia do pagamento de apenas 86 ou 65 euros, na via aérea; e a criação efetiva de um Plano de Contingência para o Aeroporto da Madeira.
-em terceiro, no plano da fiscalidade, uma Nova Lei das Finanças Regionais e defender o nosso Centro Internacional de Negócios da Madeira;
-em quarto, vigiar atentamente a utilização dos dinheiros públicos, através de uma fiscalização permanente e promover a reforma do sistema político;
-e, por último, aproximar a política dos cidadãos, combater a abstenção. Só com cidadãos livre e conscientes, interventivos e críticos é que poderemos melhorar a qualidade de vida no País e na Madeira, em particular.

FN: Quem são os seis candidatos efetivos do JPP?
ES: O Círculo Eleitoral da Madeira elege seis representantes e o JPP propõe como candidatos: Élvio Sousa, um dos fundadores do Movimento Juntos pelo Povo, ainda enquanto grupo de cidadãos. Arqueólogo de formação, mantém na essência do seu trabalho, o afinco pela descoberta, na procura pela verdade, tão característica das escavações arqueológicas.
Lina Pereira é o número 2, integrou o processo de criação do Partido, em 2015, sendo membro do Secretariado Nacional desde então. Assistente social de formação mantém-se fiel à defesa do Estado Social, na salvaguarda da justiça, igualdade de oportunidade e cidadania ativa e participativa dos cidadãos.
Segue-se Miguel Ganança, professor licenciado em ensino de Biologia e Geologia e com vasta experiência profissional em várias escolas da Região. A constante inquietação e procura por novas e melhores respostas para a defesa dos reais interesses dos madeirenses é a marca deste candidato.
Patrícia Spínola é a número 4, natural do Funchal, licenciada em Ensino Básico – 1ºCiclo e pós-graduada em Habilidades Sociais e Competências Profissionais para a Gestão em Organizações Públicas e Privadas. A nível político, é membro do Secretariado Nacional do JPP, desde a sua fundação. Na última legislatura, foi deputada na Assembleia Legislativa da Madeira, tendo trabalhado matérias essenciais na área da educação e da Saúde.
Carlos Silva é o número 5, natural de Guimarães, vive e trabalha há mais de duas décadas na Ilha do Porto Santo. Professor, vive e sente as dificuldades de uma insularidade dupla. Como mlitante do JPP, acredita que é possível, manter a essência da ação política em defesa do Cidadão, no dia-a-dia. E que, todos juntos, podemos dar a volta a isto.
Milton Teixeira encerra a lista de candidatos. Técnico de informática é presidente da Junta de Freguesia do Caniço – uma das freguesias com maior e mais rápido crescimento na Madeira, nos últimos tempos – pelo segundo mandato consecutivo. Homem de causas e de projetos defende a sua Freguesia e a sua Região como ninguém.

FN: Quanto vai gastar o JPP nesta campanha?
ES: O JPP vai gastar o mínimo possível. O JPP é um partido pequeno, com poucos recursos financeiros o que, como sabemos, condiciona logo à partida uma campanha eleitoral. É diferente dispor de um ou dois milhões de euros para a campanha, ou de 50 a 60 mil euros. É uma das disparidades das eleições. Mas o JPP tem um valor que não é quantificável, que é a energia dos seus militantes, que se entregam como ninguém à luta, e isso não tem valor.

FN: Para ser eleito são precisos entre 14 a 15 mil votos. Com 16 forças políticas a concorrer que hipóteses tem o JPP?
ES: O JPP tem as mesmas hipóteses que todas as outras 15 candidaturas. À partida não há vencedores ou vencidos. Entramos para esta eleição com espírito democrático e confiantes de que os madeirenses e porto-santenses saberão escolher os melhores para os representarem. Naturalmente não será um combate fácil, a disparidade de recursos, a cobertura mediática, entre outros fatores podem desequilibrar a balança, mas o Juntos pelo Povo acredita que é possível eleger. Este é o momento. Juntos, vamos dar a volta a isto.