Exposição no “Liceu” alusiva a Fernão de Magalhães

 

Fernão de Magalhães: 500 anos da viagem de circum-navegação (1519-1522) – Das especiarias …ao bolo de mel é o tema da exposição que resulta de uma proposta do Projeto “Jaime Moniz – Escola Unesco” ao Núcleo Museológico “O Lyceu” que a concretizou, em parceria com o Museu Etnográfico da Madeira.

A inauguração formal ocorrerá no próximo dia 17 de dezembro, pelas 16h30m, no Largo do Museu desta Escola, cerimónia presidida pelo  Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho. A organização está a cargo de Lília Castanha, Núcleo Museológico “O Lyceu”, com a colaboração de Fátima Gomes, e Ana Kauppila e Fernanda Gama”, Projeto “Jaime Moniz – Escola Unesco.

A exposição dá, igualmente, a conhecer, não só algumas peças do espólio do Núcleo museológico “O Lyceu” ligadas à astronomia, à geografia e à cartografia histórica que nos remetem para a viagem, mas também algumas peças pertencentes ao Museu Etnográfico da Madeira, ligadas à confeção do bolo de mel. Em termos gerais, o percurso na pequena mostra Fernão de Magalhães: 500 anos da viagem de circum-navegação (1519-1522) – Das especiarias …ao bolo de mel pretende divulgar, partilhar e aproximar o legado histórico dessa viagem com o património da escola Jaime Moniz e a tradição gastronómica madeirense.Trata-se de uma mostra temporária dividida em duas secções. A primeira tem como objetivo fomentar os valores inscritos na Década Internacional da UNESCO para a Aproximação de Culturas 2013-22, ao promover a divulgação e a valorização do V Centenário da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, junto da comunidade educativa e da população, em geral. A segunda secção visa divulgar a importância do bolo de mel na gastronomia madeirense, explorando a ligação histórica entre as temáticas da exposição: as especiarias.

No caso da viagem de Magalhães, as especiarias foram a motivação para encontrar uma nova rota até às Ilhas Molucas, produtoras desses cobiçados temperos. Relativamente ao bolo de mel, as especiarias constituem um ingrediente indispensável na sua confeção, nomeadamente o cravinho e a noz-moscada, entre outras.

Após a inauguração, no dia 17, seguir-se-á uma prova de bolo de mel.

Esta exposição temporária poderá, em breve, ser visitada virtualmente. Estará patente entre os dias 17 de dezembro de 2021 e 31 de janeiro de 2022, no Largo do Museu, da Escola Secundária Jaime Moniz.