UMa promove III Jornada Insularidades

No dia 3 de Dezembro de 2021, das 16h às 19h30, no Anfiteatro 7 do Campus da Penteada, e através da Plataforma Zoom, realizar-se-á a 3ª Jornada INSULARIDADES, subordinada à linha de reflexão “Margens. Prismas. Prospectivas”. A mesma é realizada no âmbito do Doutoramento em Literaturas e Culturas Insulares da Universidade da Madeira (Faculdade de Artes e Humanidades /Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas).

O Doutoramento em Literaturas e Culturas Insulares é um 3.º ciclo de estudos interuniversitário, que tem por base um acordo estabelecido entre três universidades insulares e periféricas – Universidade dos Açores, a Universidade da Madeira, a Universidade da Córsega –, e uma instituição universitária central com um extenso historial de estudo das realidades insulares, o INALCO (Sorbonne Paris-Cité).

A abertura da 3ª Jornada INSULARIDADES será presidida pelo Reitor da Universidade da Madeira, Sílvio Fernandes. Esta jornada conta com as participações de docentes e investigadores Ana Cristina Correia Gil, Celina Martins, Dominique Faria, Joaquim Pinheiro, Paulo Figueira, Ana Isabel Moniz e Francisco Marques. As moderações ficam a cargo de Leonor Martins Coelho e Martina Emonts.

Esta terceira jornada pretende problematizar a ilha enquanto espaço geo-humano e lugar de criação literária e produção ensaística, refere a UMa.