José Manuel Rodrigues crítico pede uma “refundação da Europa”

O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira aproveitou a cerimónia de apresentação da obra Dicionário As Mulheres e a Unidade Europeia para reiterar uma posição de descontentamento face ao rumo atual da Europa. “É a altura de haver uma refundação da Europa, voltar aos valores da sua génese, da tolerância, da paz e da igualdade”.

José Manuel Rodrigues aludia ao drama vivido pelos migrantes no contexto europeu, enumerando as situações dos refugiados da Bielorrússia e as situações vividas no Mediterrâneo e até nas Canárias, que são dramas suscetíveis de escandalizar o projeto europeu, que nasceu com um fundo fortemente humanitário e que hoje assiste a esta vaga de migrantes sem rumo.

Por outro lado, José Manuel Rodrigues lembrou ainda as incongruências que se vive no contexto europeu, nomeadamente ao nível das desigualdades de género. Por exemplo, as desigualdades salariais entre homens e mulheres, para as mesmas funções é da ordem dos 14%, enquanto nos quadros superiores a diferença é de 26%.

José Manuel Rodrigues enalteceu ainda o contributo da obra que foram apresentada por Isabel Baltazar, numa iniciativa da Escola Secundária Jaime Moniz, e lembrou que a Madeira conta atualmente com duas deputadas ao Parlamento Europeu.