Manuel Inácio Corte, pelo Movimento “Ribeira Brava 1” (RB1), venceu as eleições para a Junta de Freguesia da Tabua.
A tomada de posse está agendada para quinta-feira, dia 14 de outubro, pelas 18.00 horas, no edifício da Junta de Freguesia.
A Junta foi liderada, até agora, pelo social-democrata Vítor Francisco Gomes Abreu, do PSD, que não se recandidatou por limitação de mandatos.
Na Tabua, nas Autárquicas de 26 de setembro último, o RB1 obteve 51,72% (346 votos/5 mandatos), contra 24,66% (165 votos/2 mandatos) do PS, 17,79% (119 votos/2 mandatos) do Chega e 2,24% (15 votos) da CDU.
A que é que se deve a vitória do RB1 na Tabua?
MANUEL INÁCIO CORTE: A vitória do RB1 na Tabua acompanhou a tendência de voto em todo o concelho. Em todos os órgãos eleitos – câmara municipal, assembleia municipal e juntas de freguesia – o movimento de cidadãos obteve maioria absoluta. Em primeiro lugar pelo trabalho desenvolvido nos últimos quatro anos em colaboração com a câmara municipal e com o governo regional. Saliento duas grandes obras feitas na freguesia: a marginal que liga a Tabua à Ribeira Brava e a segunda fase da canalização da ribeira. Outras, menos visíveis, pequenos anseios da população não foram esquecidos, nomeadamente a limpeza e conservação de veredas, a colocação de varandins e a manutenção de espaços públicos. O movimento RB1 deu ênfase à área social, à recuperação das habitações degradadas, ao apoio aos idosos e estudantes desde a educação pré-escolar até ao ensino superior. Houve uma grande aposta no setor cultural e desportivo. E sobretudo um grande envolvimento na resolução de problemas inerentes à pandemia. No entanto não é só o passado que justifica esta vitória. O Movimento Ribeira Brava em Primeiro, na Tabua, apostou numa equipa jovem e dinâmica, conhecedora da realidade local. Uma equipa trabalhadora e competente. Um grupo preparado para enfrentar as dificuldades sentidas pela população. Um conjunto de pessoas que esteve em contacto com o povo, ouvindo as suas preocupações, sem promessas demagógicas. O sucesso do RB1, justifica-se assim, pelo desempenho no mandato anterior e pelo projeto e capacidade da equipa que agora iniciará funções.
Quais as prioridades do mandato?
M.I.C.: O orçamento da Junta de Freguesia não permite grandes aventuras. Retiradas as verbas destinadas ao pessoal e ao funcionamento das instalações, restará para investimento uma importância muito pequena, incapaz de satisfazer todas as necessidades da população. No entanto, não baixaremos os braços, procurando fazer mais e melhor que os nossos antecessores, dividindo equitativamente esses parcos recursos. A nossa prioridade será o apoio aos mais carenciados e aos idosos, sobretudo os que vivem sozinhos nas zonas mais distantes do centro da freguesia, procurando resolver os seus problemas mais urgentes. Não vamos esquecer também as crianças em idade escolar e os jovens à procura de emprego, de forma a fixá-los na freguesia. Continuaremos a manutenção das nossas veredas e caminhos, áreas da nossa competência, insistindo sempre junto da Câmara Municipal e do Governo Regional, no investimento que traga mais progresso à Tabua. A população pode sempre contar com o nosso total empenho, disponibilidade e dedicação. É para trabalhar, estamos juntos.