Pedro Fino visitou obras já concluídas das margens da ribeira do Massapez

O governante com a pasta dos Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, realizou uma visita de trabalho ao local onde decorreu a empreitada designada por “Consolidação e protecção da margem esquerda do Ribeiro do Massapez – Porto da Cruz”, que representou um investimento do Governo Regional de 750.000,00€ na segurança da população.

No início de Dezembro de 2020, verificou-se o colapso por derrubamento do muro de suporte da Rua Marechal Spínola, no Porto da Cruz, numa extensão aproximada de 30 metros. Esse desabamento pôs em causa uma moradia e os materiais que resultaram deste acontecimento afectaram as margens da ribeira e o seu normal funcionamento, refere um comunicado governamental. Ora, na ocasião, o Governo Regional anunciou que iria avançar, com carácter de urgência, com a consolidação das margens da Ribeira do Massapez e consequente reparação da estrada, para que a população fosse salvaguardada e não estivesse privada dos seus acessos, mesmo sendo uma estrada municipal, sob gestão camarária.

“Em boa hora o Governo Regional assumiu a responsabilidade desta intervenção porque o nosso objetivo foi restabelecer, o mais rápido possível, as condições de segurança e mobilidade para a população afetada”, salientou o Secretário Regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino.

Após este acontecimento, o Governo Regional, através da Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas (SREI), iniciou, de imediato, trabalhos preventivos no talude da estrada colapsada, de forma a preservar a casa que ficara mais desprotegida. Na ocasião foi realizada uma consolidação provisória, com a colocação de malhasol e betão projetado, de forma a conseguir um sustimento do solo a jusante das edificações e infraestruturas existentes.

Após os trabalhos preventivos, decorreu uma intervenção de engenharia de consolidação e protecção do talude da margem fluvial esquerda, na faixa longitudinal coincidente com a área de fundação do muro de suporte da estrada que foi reconstruída e que já se encontra aberta ao trânsito.