Formação profissional é aposta de Duarte Pereira para a freguesia de Câmara de Lobos

O candidato do PS à Junta de Freguesia de Câmara de Lobos quer combater o abandono escolar na freguesia através de uma forte aposta na juventude e na sua formação. Para tal, Duarte Pereira propõe criar um polo de formação profissional para jovens, que permita criar oportunidades e fomentar a sua integração no mercado de trabalho.

Duarte Pereira mostra-se preocupado com o facto de a freguesia de Câmara de Lobos, a 4.ª freguesia mais populosa da Madeira de acordo com os resultados preliminares dos Censos 2021, registar uma taxa bruta de escolarização no ensino básico de 82,4% (em 2019) ocupando a 10.ª posição entre os 11 municípios da Região.

Nesse sentido, o candidato do PS considera fundamental que a freguesia aposte na sua juventude procurando combater os problemas que advêm do abandono escolar precoce. Para Duarte Pereira, “este é um problema que temos de encarar rapidamente de modo a evitar que os nossos jovens continuem a abandonar os estudos e a seguir estilos de vida que os colocam, muitas vezes, em situações de risco.”

A implementação de um polo de formação profissional na freguesia, destinado a jovens que não terminaram a escolaridade obrigatória ou que se encontrem em situação de desemprego é uma das propostas do candidato do PS, com o objetivo de proporcionar uma alternativa para aquisição de conhecimentos e competências, numa vertente mais prática e que facilite a entrada no mercado de trabalho.

“É da responsabilidade da freguesia encontrar soluções que vão ao encontro dos interesses da população jovem e que respondam àquilo que procuram. A formação profissional é uma alternativa ao ensino tradicional que, em muitos casos, se revela mais adequado e mais capaz de gerar interesse. Além disso, permite preparar os jovens para a sua integração na vida laboral, servindo de ponte para que encontrem um trabalho que os satisfaça”, diz Duarte Pereira.

O polo de formação ficará encarregue da criação de programas de ocupação, intercalando as atividades formativas com atividades lúdicas e desportivas, com o objetivo de promover o interesse dos jovens e fomentar a sua adesão.

O candidato do PS pretende ainda estimular uma relação de cooperação entre este polo e várias instituições públicas e privadas, com especial enfoque nas IPSS e no tecido empresarial da freguesia de Câmara de Lobos, com o intuito de facilitar estágios nas diversas áreas formativas.