Iniciativa Liberal quer gestão autárquica apropriada da água

A Iniciativa Liberal emitiu uma nota relativa ao problema da gestão das águas, que considera “uma competência autárquica de extrema relevância, não só no que respeita à eficácia das redes, mas ao justo correspondente económico do seu consumo”.
“A água, sendo um bem cada vez mais escasso, deve ser um bem protegido no sentido da melhor conservação do seu estatuto ecológico”, refere uma informação.
“Há, no mundo, um total de 2.2 mil milhões de pessoas que não têm acesso a água potável. A água sanitariamente limpa, ao domicílio, por mais que nos pareça “estranho” não é um bem universal. Em muitas zonas do globo, é objeto de disputas e, infelizmente, a sua falta está na origem de múltiplas doenças. As Nações Unidas dedicaram, à água potável, o objetivo nº 6 do Desenvolvimento sustentável, até 2030”, salienta a IL.

Para o partido, é importante implementar meios de gestão que visem a melhoria dos serviços prestados, nesta área, no sentido de evitar perdas e gastos irresponsáveis; e entender a gestão dos recursos hídricos como uma tarefa partilhada entre poder autárquico e cidadãos, no sentido da prossecução de boas práticas de consumo.

A Iniciativa Liberal defende:
a) a prestação de serviços autárquicos eficazes, responsáveis e promotores da partilha de responsabilidades na gestão ambiental destes recursos, evitando a poluição e o desperdício;
b) a preservação da qualidade da água e dos ecossistemas associados, no quadro de uma política de sustentabilidade.

Ser Liberal é ser eco-responsável, participar nas decisões e contribuir para o bem comum, refere o partido.