Porto Santo a 100% de ocupação mas com pouca gente na rua porque turistas preferem agora passeios pelas veredas

Fotos FN

Segundo o FN apurou junta de alguns autarcas do Porto Santo, este mês de julho regista uma taxa de ocupação de 100%, apesar dos chuviscos e do tempo nublado. Curiosamente, no centro da Vila Baleira e arredores, o movimento é muito escasso. Ao que nos explicaram, os veraneantes mudaram o conceito de férias em nome de algum resguardo face à pandemia: alugam mais casas – que estão lotadas – e optam pela procura crescente pelos passeios nas veredas e naturalmente pela praia.

Por isso, o centro da Vila Baleira que enchia, sobretudo à notinha, com o turismo, fica agora reduzido a algumas dezenas de pessoas, o que faz duvidar da ocupação a 100 por cento. Mas, ao que nos explicaram, a pressão pela procura de moradias foi elevadíssima e, em consequência, privilegiam-se os churrascos alternados nas casas das famílias e a ida diária à praia.

Além das moradias particulares, as unidades hoteleiras estão com ocupação máxima. Antes da pandemia, havia dois voos semanais da Dinamarca e um da Noruega. Neste momento, o turismo da Dinamarca insiste no Porto Santo, o que é um segmento importante porque é um mercado que gosta de consumir.

Também o FN apurou que cerca de uma dúzia de casais de italianos adquiriram casa no Porto Santo para residirem na ilha.