Cafôfo reuniu com o conselheiro da diáspora madeirense na África do Sul

O presidente do PS M, Paulo Cafôfo, reuniu-se hoje com o Conselheiro da Diáspora Madeirense na África do Sul, José Nascimento, a quem deu conta da sua preocupação com toda a situação de instabilidade que se vive naquele país.

Paulo Cafôfo, refere um comunicado dos socialistas, 2transmitiu uma palavra de conforto e de esperança à comunidade madeirense na África do Sul, expressa através de um voto de solidariedade que já deu entrada no parlamento regional”.

O líder socialista regional diz-se atento ao que se está passar naquele país, revelando que se mantém em contacto diário com a Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, a fim de se inteirar de todas as diligências que estão a ser tomadas, “numa postura atenta e próxima”.

Na sequência da onda de violentos protestos de apoio ao ex-presidente Jacob Zuma que se estã a registar em Joanesburgo e que já levaram à destruição de vários negócios de madeirenses, o PS-Madeira espera que possa existir da parte dos Governos Regional e da República uma acção concreta de influência diplomática que possa de facto surtir efeito e minimizar toda aquela situação de instabilidade.

Da parte do conselheiro da Diáspora Madeirense na África do Sul, recebeu uma palavra de esperança, mas também a informação de que esta situação não é apenas fruto da prisão do ex-presidente Jacob Zuma, mas de um conjunto de problemas que assolam aquele país há vários anos, como a crise económica, a corrupção e falta de serviços públicos e, mais recentemente, a Covid-19.