Pacotes de açúcar com criações de alunos da RAM vão entrar em breve em circulação

A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direcção Regional de Educação – Direção de Serviços de Educação Artística, procede na quinta-feira (17 de Junho), pelas 11 horas, no auditório da Escola da APEL, à entrega de prémios do concurso de Expressão Plástica O MEU HERÓI, direcionado aos alunos que frequentam a actividade de enriquecimento curricular de expressão plástica nas escolas da RAM.

Este concurso regional surgiu no âmbito de uma parceria estabelecida com a empresa Delta Cafés, visando promover e valorizar a área de expressão plástica no currículo do 1.º ciclo do ensino básico e divulgar as competências artísticas e criativas desenvolvidas nos alunos. O resultado final será a criação de uma edição especial de pacotes de açúcar com as dez ilustrações vencedoras.

A temática do concurso é fruto do fascínio pela fantasia, pelo maravilhoso e pelo faz-de-conta nas crianças. Com a escolha do tema O MEU HERÓI, propôs-se aos docentes desenvolver actividades de desenho e pintura onde se apelasse à representação dos desenhos animados preferidos; das personagens dos livros de histórias; dos heróis de banda desenhada, até mesmo de pessoas reais que representam esta figura para a criança. O tema foi explorado, deixando ao aluno o papel primordial ao longo de todo o processo criativo de realização do trabalho, como forma de potenciar as aptidões artísticas. As ilustrações foram realizadas apenas em preto e branco, o que se tornou um desafio, uma vez que os alunos neste ciclo de aprendizagem não são sujeitos a este tipo de limitação pictórica, mas que proporciona por outro lado, aprendizagens e explorações plásticas únicas, resultando em composições visuais apelativas, originais e muito criativas.

Os professores fizeram a selecção dos trabalhos a participar no concurso ao nível de escola, cabendo ao júri a tarefa de selecionar apenas 10 trabalhos que se constituíram vencedores desta iniciativa artística. Foram recebidos, no âmbito deste concurso, 282 propostas provenientes de 47 escolas.

Este projecto, desenvolvido em parceria com a empresa Delta Cafés, vai já na sua quarta edição. Desta forma, algumas crianças têm a oportunidade de terem os seus desenhos reproduzidos em pacotes de açúcar que, certamente, as deixa muito orgulhosas. As edições anteriores tiveram como tema: TERRA À VISTA! À DESCOBERTA DA NOSSA ILHA (2018) no qual foram representados aspetos naturais da ilha da Madeira através de ilustrações coloridas, O ELEMENTO QUE NOS UNE (2019) no qual foi explorada a técnica de pintura com café e, TENHO UM MUNDO NO MEU CORAÇÃO (2020) com desenho e ilustrações a preto, branco e vermelho.

Para esta edição especial de pacotes de açúcar foram embaladas 3 toneladas de açúcar em pequenas saquetas que entrarão em circulação, nos estabelecimentos comerciais da Madeira, durante o mês de Junho, informam as entidades oficiais. 

Para além de verem os seus desenhos reproduzidos nos pacotes de açúcar, os dez alunos premiados receberão um certificado.  

Nas saquetas da edição de 2021 poderão ser apreciados os desenhos realizados pelos alunos: 

Pedro Nunes, 9 anos, EB1/PE do Areeiro e Lombada, prof.ª Susana Gonçalves | prof.ª Sílvia Araújo

Érica França, 8 anos, EB1/PE da Tabua, prof.ª Catarina Barbosa

João Pereira, 9 anos, EB1/PE do Monte, prof.ª Marianela Vieira

Sofia Aveiro, 9 anos, EB1/PE/C de Água de Pena, prof.ª Cátia Carreira

Rui Brazão, 9 anos, EB1/PE da Ladeira, prof. Fátima Gaspar

Lila Teles, 9 anos, EB1/PE/C da Ribeira Brava, prof.ª Alexandra Fraga

Margarida Marques, 10 anos, Ext. Princesa Dona Maria Amélia, prof.ª Graça Vieira

João Camacho, 10 anos, EB1/PE dos Ilhéus, prof. Nelson Araújo

Maria Leonor Reis, 10 anos, EB1/PE/C de São Jorge, prof.ª Marta Areias

Alanis Santos, 9 anos, EB1/PE do Rancho e Caldeira, prof.ª Elisabeth Serrão