Câmara da Ponta do Sol requalifica poço de rega, vereda e levada

A Câmara Municipal da Ponta do Sol requalificou um poço de rega que beneficiará mais de uma centena de agricultores, na continuidade do seu programa de apoio à agricultura, que visa a recuperação de veredas agrícolas, levadas e poços de rega públicos.

A presente obra consiste na reconstrução de um poço, com execução de vereda e levada de acesso ao mesmo, orçado em aproximadamente 28 mil euros, no Pomar do Vale – Lombada. Além da recuperação do poço, há uma extensão de 256 metros de vereda e levada.

Com a reconstrução e impermeabilização do poço de rega, com uma capacidade superior a 150 m3, são criadas condições para um melhor aproveitamento da água da nascente que abastece o poço, diz a autarquia. Esta zona passa a beneficiar de uma infraestrutura que ajudará os agricultores, garantindo o abastecimento de água para o regadio dos seus terrenos agrícolas, melhorando a qualidade e quantidade das suas plantações. Com a construção da vereda de acesso ao mesmo, que se encontrava em terra batida, serão dadas condições de segurança aos agricultores quando se deslocam de e para os seus terrenos.

Ainda na Lombada está prevista a requalificação da Vereda da Fonte d’Ama, com cerca de 250 metros. Esta obra contemplará a construção de levada, degraus em algumas zonas, piso de calçada de pedra em alguns troços e ainda guardas metálicas de protecção.