Ireneu Barreto realça papel da Polícia Marítima; pede responsabilidade com o fim do estado de Emergência

Fotos: Rui Marote

Ireneu Barreto esteve esta manhã no Centro Náutico de São Lázaro, para visitar o grupo de mergulho forense e a Estação Salva-Vidas da Polícia Marítima. Segundo palavras proferidas na ocasião, o representante da República quis enaltecer a importância do papel exercido pela Polícia Marítima, que, em seu entender, é pouco conhecido, mas é de importância crucial. A PM serviu de forma essencial juntamente com as outras entidades, na fiscalização das marinas e portos da região em tempo de pandemia, “mostrando-se muito eficiente e ao mesmo tempo muito discreta”.

Na sequência de outras visitas efectuadas pelo representante da República para a Madeira a outras entidades de segurança da RAM, esta visita à Polícia Marítima foi para Ireneu Barreto “um dever, uma obrigação e um prazer”.

A Polícia Marítima teve, durante este tempo, um desempenho importante no combate à pandemia no terreno, declarou. Aproveitou para elogiar também as outras forças de segurança, que foram exemplares, disse, na dedicação e no profissionalismo, para que “possamos hoje dizer que estamos a sair do Estado de Emergência, e estamos a sair em segurança”.

A saída do Estado de Emergência, acentuou, é do seu ponto de vista “um alívio”. Mas desejou que as pessoas não se esqueçam “de que a pandemia não acabou”, e se não tivermos os cuidados necessários, “poderemos voltar para trás, e isso penso que ninguém quer”.

“Por isso, peço que sejamos todos responsáveis e cumpramos as medidas que são decretadas, porque as mesmas são decretadas não arbitrariamente, mas porque são necessárias (…)”.

Comentando a visita do presidente da República à Madeira no próximo domingo, Ireneu Barreto disse que, naturalmente, avistar-se-á com o mais alto magistrado da Nação, mas sublinhou que este vem sobretudo visitar os órgãos de governo próprio da RAM.

Como é sabido, Marcelo Rebelo de Sousa visitará os Açores no sábado, e depois, no domingo, a Madeira.