Pedro Fino foi ao Curral das Freiras prometer obras e investimentos

O secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, esteve hoje em representação do Governo Regional nas comemorações do Dia da Freguesia do Curral das Freiras, uma oportunidade para enumerar o que o Governo Regional tem feito na localidade, e para prometer obras e investimentos. Na ocasião, sublinhou os “231 anos de história de uma das freguesias do concelho de Câmara de Lobos, uma das mais visitadas por turistas e residentes da nossa ilha, devido ao seu enquadramento geográfico ímpar e à grandiosidade da sua paisagem, que tem tanto de belo como de imponente”.

Pedro Fino fez questão de dizer que o Governo Regional “está sempre atento às necessidades da população, bem como aos vários desafios que se vão colocando”, e que tem acompanhado o desenvolvimento local e apoiado sempre o concelho de Câmara de Lobos, no seu todo, e a freguesia do Curral das Freiras, em particular, no seu desenvolvimento ao longo dos anos, nas mais diversas áreas, com a construção e melhoria das redes viárias, na acessibilidade e segurança, na requalificação das infraestruturas de ensino e de saúde, com apoios aos agricultores, produtores e empresários locais e ainda com apoios sociais diversos à população em geral, mais carenciada e em situação de maior vulnerabilidade social e económica.

“Estejam certos de que iremos continuar a fazê-lo, numa política de proximidade e de apoio ao desenvolvimento local”, prometeu.

Abordou, de seguida, os problemas da produção agrícola, nomeadamente as mais representativas da freguesia, como a castanha e a ginja. “Muitos são os apoios que o Governo Regional tem vindo a dar aos agricultores locais, nomeadamente apoios técnicos, a podas e enxertias, e até mesmo apoios financeiros, sobretudo os ligados à produção de castanhas e apicultura. É de realçar que, passados seis anos após a detceção do primeiro foco da vespa das galhas do castanheiro e quatro anos sobre o início do combate biológico a esta praga, a Região conseguiu reverter esta situação preocupante, controlar a praga e regressar à normalidade na quantidade e qualidade de castanha produzida”, congratulou-se.

“Em 2020, o Governo Regional concedeu também um apoio extraordinário aos produtores de cereja e ginja da freguesia do Curral das Freiras e do Jardim da Serra, que foram afectados pela baixa taxa de frutificação destas culturas, e que resultaram em grandes quebras de produção. Existem também vários projectos aprovados no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma da Madeira (PRODERAM), sendo que os que beneficiaram, directa ou indiretamente, a freguesia do Curral das Freiras em 2020, ascendem a 1 milhão de euros de apoios”, salientou. Por outro lado, deu conta da realização de um investimento superior a 4 milhões de euros nas Redes de Abastecimento de Água e de Drenagem da Freguesia do Curral das Freiras, cuja primeira fase foi concluída em 2016, estando a segunda fase atualmente em curso.

Salientou, por outro lado, a acção social desenvolvida pela Casa do Povo do Curral das Freiras, através da qual o GR “apoia a população mais vulnerável, através das diversas respostas sociais que esta instituição disponibiliza à população, e que incluem: Centro de Dia e de Convívio, serviço de apoio domiciliário, na vertente de lavagem e tratamento de roupa, confeção de refeições, banco de ajudas técnicas”.

Relativamente à habitação social, adiantou, o Governo Regional prevê investir, em 2021, 412 mil euros na reabilitação e melhoria da eficiência energética do Complexo Habitacional das Balseiras e da Achada. Apoiou, desde 2015, 12 famílias, num total de 180 mil euros, através do Programa de Recuperação de Imóveis Degradados e investiu mais de 22 mil euros na reparação e manutenção de habitações.

É ainda de realçar o apoio na isenção das rendas habitacionais, uma medida no âmbito do COVID-19, que entre abril e dezembro de 2020, na freguesia do Curral das Freiras, ascendeu a 12 mil euros. Até junho do presente ano, esta medida traduz-se numa despesa estimada de 8,8 mil euros e abrange 25 agregados familiares, disse.

“Ainda no que concerne aos agregados familiares da freguesia cujos rendimentos foram afectados pelas medidas mais restritivas de combate à pandemia, o Governo Regional apoiou, ao longo do ano de 2020, através do Fundo de Apoio Regional às Organizações Locais (FAROL), 53 famílias, o que corresponde a 146 beneficiários, com a atribuição de 236 cabazes alimentares. Esta medida terá continuidade, com orçamento reforçado, em 2021”, prometeu.

“Igualmente no âmbito da pandemia da COVID-19, e desde M arço de 2020, o Governo Regional apoiou 574 empresas do concelho de Câmara der Lobos, através das diversas linhas de crédito e programas de apoio criados para o efeito, num valor que ascende aos 9 milhões de euros”, garantiu.

“Quanto às infraestruturas e equipamentos, o Governo Regional tem previsto, para o presente ano, o início da execução das empreitadas de Regularização e Canalização do Ribeiro da Achada e a Reabilitação do Centro Cívico do Curral das Freiras”, acrescentou.

“Em relação à manutenção e reabilitação da rede hidrográfica, temos prevista a limpeza e desobstrução de segmentos fluviais dos córregos do Ribeiro Furado, das Casas Próximas, dos Açougues e da Fajã dos Cardos. Uma continuação do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido a este nível e que, ao longo do ano de 2020, abrangeu os Ribeiros da Capela, do Galo, da Seara Velha de Baixo, da Terra Chã e do Córrego do Penedo, numa área total de intervenção de cerca de 7 600 metros quadrados”, disse ainda o governante.

“Destaco ainda, recentemente, em dezembro de 2020, a abertura do concurso para a empreitada de “Prevenção e Mitigação do Risco de Derrocadas no Talude do Colmeal”, uma obra há muito ansiada pelos residentes da freguesia, que irá repor as condições de segurança no único acesso rodoviário à população do Colmeal, e cujo arranque está previsto para o 2.º semestre deste ano”.

“Sabemos também que a ligação rodoviária entre o Jardim da Serra e o Curral das Freiras é outra das grandes aspirações da população local, e adianto que, tal como prometido pelo Senhor Presidente do Governo Regional, está a ser ultimado o concurso para o respetivo projeto de execução e avaliação de impacto ambiental da obra”, disse ainda este responsável.