A Câmara Municipal do Funchal apresenta, na próxima semana, um programa de comemoração do Centenário da 1.ª Travessia Aérea Lisboa – Funchal, que a edilidade reputa como “uma efeméride de grande valor para a cidade e para a Região, e que contará com a Força Aérea e o Museu do Ar como parceiros oficiais das comemorações”.
“No dia 22 de Março de 1921, o hidroavião Felixtowe F-3, de fabrico britânico, comandado pelo capitão-tenente Sacadura Cabral e pelo capitão-de-mar e guerra Gago Coutinho, ajudou a fazer com que a Madeira se abrisse ao mundo no novo século”, recorda a Câmara do Funchal. O presidente Miguel Gouveia sublinha que “dada a importância deste feito para uma Região insular e ultraperiférica, o Município não poderia deixar de assinalar esta data incontornável, que foi um virar de página, um momento que aproximou o Funchal de Lisboa e da Europa, revestido até hoje de um simbolismo especial.”
“Só com uma tripulação verdadeiramente corajosa e tenaz, então composta por Sacadura Cabral, Gago Coutinho, Ortins Bettencourt e Roger Soubrian, foi possível concretizar este voo, que se tornou um marco na História de Portugal e da Aviação. Procuraremos, assim, contar um pouco da história da travessia e dos seus protagonistas, pois só podemos valorizar aquilo que ficamos a conhecer”, acrescenta o edil.
“Mais do que uma aventura, ou um episódio histórico, esta viagem representou para os madeirenses um importante contributo nas nossas relações com o resto do mundo e uma rota para inúmeras oportunidades de desenvolvimento que haviam de se suceder. É com orgulho e gratidão que o Funchal assinala este centenário de uma forma participada e pedagógica, preservando a memória deste legado”, refere ainda Miguel Gouveia.
O programa previsto inclui uma exposição no átrio da Câmara Municipal do Funchal, baseada em objectos históricos, tais como o próprio hélice do hidroavião original, e ainda casacos, óculos, luvas e equipamentos originais, bem como documentos e fotos que ilustram este acontecimento, e que poderá ser visitada de 22 de Março a 22 de Abril. De forma a conhecer melhor esta história e os seus protagonistas, a autarquia elaborou, igualmente, um livreto informativo que será apresentado no dia de inauguração do evento, quando a travessia celebra o seu centenário.
No dia 24 de Março realizar-se-á um Webinar na página oficial de facebook da CMF, com oradores que ajudarão a compreender a importância deste feito, nomeadamente a Capitão da Força Aérea Luísa Abreu, docente na Academia da Força Aérea e Conservadora no Museu do Ar; o historiador Rui Carita, professor catedrático da Universidade da Madeira, coronel de Artilharia na reforma e especialista em património militar português; e Francisco Faria Paulino, apresentado como historiador e especialista em Aeronáutica e Administração Militar, coronel da Força Aérea na reforma e ex-coordenador das comemorações dos 500 Anos da Cidade do Funchal.
Finalmente, para perpetuar esta efeméride, será descerrado, no dia 26 de Março, um marco comemorativo, em plena Avenida do Mar.
Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.






