Governo Regional considera “desinformação” os dados da DGS sobre a Covid-19 na RAM

O Governo Regional, através da Secretaria Regional de Saúde e Protecção Civil, veio novamente informar que os dados reportados no dia de hoje, 05 de Março, no relatório da situação epidemiológica em Portugal, referentes à RAM, o não estão de acordo com a contagem diária feita na Região Autónoma da Madeira.

Mais considera a SRSPC que “os números indicados são geradores de desinformação junto da população e são prejudiciais para a dinâmica do sector do turismo na região”.

E reafirma que “os números fidedignos são os dados reportados, diariamente, pela Direcção Regional de Saúde, de forma clara, segura e transparente”.

“Os dados reportados pela DGS têm como fonte de informação plataformas electrónicas nacionais, SINAVE, que têm apresentado anomalias que resultam em atrasos nas notificações e cruzamento de informação”, referem as entidades governamentais regionais, acrescentando que os reportes diários da Direcção Regional de Saúde, dos casos COVID-19, são elaborados com base na informação, mais actual, reunida junto das Autoridades de Saúde, que por sua vez notificam e validam os casos na plataforma electrónica nacional.