Rui Barreto amanhã na abertura da “Digital Nomad Village”

O secretário regional da Economia, Rui Barreto, preside amanhã, dia 18, à abertura oficial da primeira Digital Nomad Village, no Centro Cultural John dos Passos, na Ponta do Sol. Um espaço idealizado e totalmente concebido para receber nómadas digitais.

Na ocasião, será também celebrada uma parceria entre a Secretaria Regional da Economia, a StartUp Madeira e a NOS Madeira, um dos cinco parceiros oficiais do projecto (NOS Madeira, Stay Madeira Island, Cowork Funchal, Estalagem da Ponta do Sol e Centro Cultural John  Dos Passos), refere uma nota.

A Digital Nomad Village é um projecto piloto único no mundo inserido no Digital Nomads Madeira Island, um conceito desenvolvido pela Secretaria Regional da Economia através da StartUp Madeira. O projecto nasceu de um evento sobre trabalho remoto – Future of Work Portugal – apoiado pela Startup Madeira, que envolveu mais de 800 participantes, em Setembro do ano passado. Desde esse momento, o Governo Regional da Madeira, envolvendo vários parceiros públicos e privados, tem disponibilizado todos os meios para posicionar a Região no mapa dos nómadas digitais, aproveitando a tendência global do crescimento do teletrabalho.

O Digital Nomads Madeira Island, promete o GR,vai atrair nómadas digitais de todo o mundo para trabalhar e viver na Madeira. Profissionais das maiores empresas e empreendedores digitais vão fazer da ilha a sua casa por períodos entre 1 e 6 meses, vivendo como locais nas comunidades à volta da ilha. Dentro deste projecto, a Ponta do Sol conta com um projecto piloto único em todo o mundo, a Digital Nomad Village. A vila tem as condições perfeitas para nómadas que procuram o sol e um estilo de vida tranquilo rodeados de natureza e será a primeira vila nómada do mundo. “A beleza natural da vila, o acesso ao mar, à natureza e a excelente Internet são os cartões de visita desta bela vila para atrair nómadas digitais de todos os pontos do globo”, afirma-se.

Actualmente, a Startup Madeira contabiliza 4.376 inscritos, oriundos de cerca de 90 países, com interesse em viver e trabalhar na Madeira, numa iniciativa que está a catapultar a Região para o mundo do nomadismo digital.

Curiosidades:

EUA (+1000 inscritos)

UK (+320 inscritos)

Brasil (+270 inscritos)

Alemanha (+200 inscritos)

Portugal (+200 inscritos)

Outros países com muitos inscritos são: Eslováquia, Polónia, Bielorrússia, Holanda, República Checa e Itália.

Países mais longínquos: Taiwan, Zâmbia, Zimbabué, Sri Lanka, Nigéria, Nepal, Jamaica, Guiana, Burundi, Bangladesh.

Promotores:

– Secretaria Regional da Economia [SREM]

– Startup Madeira

Parceiros e entidades envolvidas

– Comunidade de nómadas digitais

– Empresas locais [hoteleiros e proprietários de alojamento locais, empresas de animação turística, restauração, rent-a-car, etc]

– Centro Cultural John dos Passos

Site oficial:

http://www.digitalnomads.startupmadeira.eu