CDU protestou contra proibição da pesca do “peixe gata”

A CDU esteve ontem em Câmara de Lobos para protestar contra a “decisão irracional” da Comissão Europeia em proibir, nos próximos dois anos a captura, transporte e descarga do “Peixe Gata”.

Para o deputado Ricardo Lume, é “incompreensível”  a decisão da Comissão Europeia em proibir, nos próximos dois anos a captura, transporte e descarga do “Peixe Gata” tendo em conta que esta é uma captura acidental.

“A pesca do Peixe Gata de Câmara de Lobos é um a pesca acidental que acontece em consequência da pesca do Peixe Espada Preto. É que o dito tubarão partilha o mesmo habitat de águas profundas do peixe-espada-preto pelo que, acidentalmente, pica os anzóis do peixe-espada. Quando a espécie chega à superfície já não tem vida, pelo que devolvê-la ao mar não protege a espécie e é atirar bordo fora um recurso económico adicional em terra”, explica Lume.

Já em 2015 a Comissão Europeia baseando-se em pareceres científicos sobre a ameaça à espécie, proibiu a captura deste tubarão de profundidade,  mas foi possível reverter a decisão pois foi comprovado que a pesca era acidental e que a proibição do transporte de comercialização do referido pescados não trazia benefícios para a preservação da espécie.

“Porém a comercialização do Peixe Gata é importante para a economia regional principalmente para a freguesia de Câmara de Lobos representando uma fonte de rendimento para mais de 200 famílias”, assegura a CDU.

Segundo os dados divulgados pelo Governo Regional, o “Peixe Gata” descarregado em lota rendeu 32 mil euros em 2019.

A CDU não considera aceitável “que o Governo Regional e o Governo da República baixem os braços na defesa da nossa economia regional e local e permaneçam apáticos perante os ditames da União Europeia que prejudicam a economia regional”.