Câmara de Lobos entrega “tablets” a alunos com necessidades especiais

A edilidade camaralobense entregou hoje dez equipamentos informáticos destinados a alunos do concelho com necessidades educativas especiais, acompanhados pelo projecto Passo a Passo, dinamizado pela autarquia. A aquisição destes equipamentos resultam da angariação de fundos através do Crowdfunding Novo Banco. Estes alunos são acompanhados pelo Projeto “Passo a Passo” promovido pela autarquia e cofinanciado pelo PRODERAM2020. O Passo a Passo disponibiliza à população infantojuvenil apoio nas áreas técnicas da Terapia da Fala, Psicologia, Psicomotricidade, e Serviço Social, esclarece a CMCL, actuando junto das crianças e jovens residentes e em frequência no 1.º Ciclo de Escolaridade e em Unidades de Ensino Especializado no concelho.

Através do projeto Crowdfunding do Novo banco foi possível angariar 5000 euros que servirão para aquisição de equipamento informático para alunos com necessidades educativas especiais de todo o concelho. Os dez tablets entregues esta manhã representam apenas parte dos equipamentos a serem adquiridos, estando a autarquia a fazer o levantamento das necessidades junto das escolas do 1.º ciclo.

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos já disponibilizou, desde o início da pandemia, cerca de 300 equipamentos informáticos para os alunos de todos os ciclos das escolas do concelho, bem como acesso à plataforma Escola Virtual a todo o universo de alunos que frequentam o 1.º Ciclo.

Segundo Sónia Pereira, vice-presidente com o pelouro da educação, “esta campanha destinava-se sobretudo a colmatar as necessidades dos alunos acompanhados do ensino especial. O Crowdfunding foi numa primeira instância pensado para a aquisição de equipamentos para as crianças do Projecto Passo a Passo, mas dado o sucesso da iniciativa, a autarquia achou por bem alargar o seu âmbito a outros alunos do 1.º ciclo com as mesmas necessidades. Estamos neste momento a realizar o levantamento das carências existentes de forma a colmatá-las com a maior brevidade possível. O nosso objectivo é que nenhum aluno fique privado do acesso às ferramentas necessárias para acesso ao ensino à distância.”

A autarca finalizou agradecendo a todos aqueles que contribuíram para o sucesso desta campanha.