61 novos casos de Covid-19; 149 casos recuperados; 194 suspeitos

Hoje há 61 novos casos positivos de Covid-19 na RAM, que passa a contabilizar 5239 casos
confirmados da doença até agora. Apenas 1 caso é importado, da Região de Lisboa e vale do Tejo. Os outros 60 casos são de transmissão local.
Pela positiva, há hoje mais 149 casos recuperados. A RAM passa a contabilizar 3300 casos
recuperados até à data. Com a morte que hoje aconteceu, a RAM passa a contabilizar, até à data, um total de 46 casos associados à COVID-19.

São presentemente 1893 os casos activos entre nós, dos quais 91 são casos importados e 1802 são de transmissão local. Relativamente ao isolamento destes casos activos, é de assinalar que 75 pessoas se encontram hospitalizadas no Hospital Dr. Nélio Mendonça (67 pessoas em Unidades Polivalentes e 8 a receber Cuidados Intensivos. 45 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, permanecendo as restantes em alojamento próprio.

Adicionalmente, 3 doentes com diagnóstico de COVID-19, provenientes do território continental
(Região de Lisboa e Vale do Tejo), permanecem a receber Cuidados Intensivos no Hospital Dr. Nélio Mendonça, desde 30/01/2021.

No total, há 194 novos casos suspeitos, em estudo pelas autoridades de saúde, relacionados com contactos com casos positivos, situações reportadas à linha SRS24 ou ao SESARAM. Investigações epidemiológicas estão em curso. O total de contactos para a Linha SRS24 (800 24 24 20) ascende agora a 35420 chamadas e a Linha de Apoio Psicológico da Direcção Regional da Saúde (291 212 399) contabiliza até a data 2722 atendimentos.

Relativamente à vigilância activa de contactos de casos positivos, 2601 pessoas estão a ser
acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo. No que respeita a vigilância de viajantes, 4890 pessoas estão também a ser acompanhadas pelas
autoridades, com recurso à aplicação MadeiraSafe.

Relativamente aos testes de PCR para despiste de COVID-19 realizados na RAM, no contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da RAM, há a reportar um total cumulativo de 155856 colheitas para teste à COVID-19 realizadas até às 19h00 de hoje. No total, até à data, as amostras processadas no laboratório de Patologia Clínica do SESARAM para teste de PCR ascendem a 276787.

Até ao dia 02 de Fevereiro de 2021, foram contabilizados na RAM 6699 casos suspeitos de COVID19 (dos quais 1460 não se confirmaram).


Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.