Ireneu Barreto orgulhoso dos militares da ZMM que vão para o Afeganistão

O representante da República para a Madeira emitiu uma mensagem ao contingente da Zona Militar da Madeira destacado para o teatro de operações do Afeganistão, referindo desejar que “voltem sãos e salvos para a nossa terra e para as vossas famílias, com o sentimento de dever cumprido, sabendo que, com o vosso sacrifício e empenho, honraram o Exército, e honraram esta Região Autónoma e a nossa Pátria”.

Ireneu Barreto frisou a sua “admiração e orgulho” pelos militares, pois, “desde a década de noventa do século passado, as Forças Armadas têm vindo a intervir um pouco por todo o Mundo onde a segurança e os interesses de Portugal o exigem, por compromissos decorrentes de alianças ou de pertença a organizações internacionais, na defesa de valores universais, como os direitos humanos e a dignidade da pessoa”.

E, sublinhou, “em todas essas circunstâncias, algumas de risco significativo, sempre os militares portugueses souberam responder com exemplar conduta”.

“Devereis possuir a coragem para enfrentar riscos diários, tantas vezes desconhecidos, num ambiente geográfico, político e cultural por vezes tão hostil. Mas ireis enfrentá-los, estou seguro, com a certeza de que a vossa missão está subordinada aos valores da Paz, da Liberdade e da Democracia, e assenta num código moral, na competência técnica e no profissionalismo que são apanágio das nossas Forças Armadas e deste Regimento, que vos preparou, em particular”, acrescentou este responsável, desejando ao contingente “o maior sucesso, deixando-vos um abraço sentido de quem quer estar, durante a vossa missão, bem perto”.