GR avança “urgentemente” com reparação de estrada no Porto da Cruz e intervenção na ribeira

O Governo Regional refere que vai avançar, com carácter de urgência, com a consolidação das margens da Ribeira do Massapez e consequente reparação da estrada que colapsou, hoje de manhã, no Porto da Cruz. “Esta manhã fomos ao local avaliar a situação e, apesar de ser uma estrada municipal, sob gestão camarária, o Governo Regional vai avançar urgentemente com a consolidação das margens da ribeira e posterior reparação desta estrada, porque a população tem de ser salvaguardada, não pode estar privada dos seus acessos, nem ser prejudicada por questões que, neste momento, nada resolvem ou acrescentam”, referiu a respeito o secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas.

O desabamento da dita via de circulação põe em causa uma moradia e os materiais que resultaram deste acontecimento afectaram as margens da ribeira e o seu normal funcionamento, acrescenta a nova do Governo.

Pedro Fino visitou ainda outros locais onde as fortes chuvas dos últimos dias provocaram estragos, quedas de pedras e deslizamentos de terras, como no Caminho dos Pretos e no Campanário. Relativamente a estas duas situações, o Governo Regional garante que vai também estudar soluções para resolver estas ocorrências, e prevenir acontecimentos futuros, que derivam também “da própria orografia da Região”, justifica.

“A orografia da Região torna-nos vulneráveis a estes tipos de situações, mas temos feito, e continuaremos a fazer no futuro, intervenções para prevenir e mitigar os riscos nos taludes que se apresentem mais inseguros e propícios a deslizamentos e quedas de pedras”, alerta o governante. Um pouco por toda a ilha, e com recursos próprios, a Direção Regional de Estradas realizou várias acções de limpeza nas Estradas Regionais, acrescenta.

Em relação às Cruzinhas, zona do Faial onde também decorreu uma derrocada, o Conselho de Governo da passada quinta-feira, 26 de Novembro, autorizou a realização de um concurso público para a empreitada de “Prevenção e Mitigação do Risco de Derrocadas em Taludes Sobranceiros às Estradas Regionais -Talude da Cruzinha – ER 103”, até ao montante de 2 920 000,00€, sem IVA.

A intervenção pretende repor as condições de segurança num troço sobranceiro à ER103, no Faial, numa extensão de cerca de 300 metros, onde é frequente a ocorrência de derrocadas, levando por vezes ao condicionamento e/ou encerramento do referido troço de estrada.