PSD pede aos madeirenses que não descurem a prevenção do cancro por causa da Covid-19

Os deputados do PSD deixaram, hoje, um apelo aos madeirenses para que não descurem a prevenção do cancro, em tempo de pandemia.

Após uma reunião com o Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa contra o Cancro e no fim de duas campanhas de sensibilização, o Outubro Rosa, direccionado para a necessidade de rastreio do cancro da mama, e o Novembro Azul, para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da próstata, a deputada Conceição Pereira garantiu que os serviços de saúde da Região estão a funcionar a 100 para as situações Covid-19, mas também para as situações não Covid.

“Os Serviços de Saúde são dos locais mais seguros a que as pessoas podem recorrer”, garantiu, frisando que “os profissionais são testados, são cumpridas todas as medidas de higiene e os exames consultas e cirurgias são pré-agendadas de modo a manter o indispensável distanciamento físico”.

A deputada salientou que “não recorrer aos serviços de saúde, no que se refere ao cancro, só vai provocar aumento da mortalidade em três, quatro ou cinco anos”.

Conceição Pereira referiu que, hoje, é possível a cura de uma percentagem significativa de cancros, com os meios de que dispomos, quer de diagnóstico quer de terapêutica, e realçou que a Liga Portuguesa Contra o Cancro realiza um “trabalho meritório”, sendo disso exemplo estes dois últimos meses, com acções exaustivas ao nível da sensibilização para o rastreio e prevenção dos cancros da mama e da próstata, os que mais afectam as mulheres e os homens.

“Não podemos esquecer que o cancro é a segunda causa de morte em geral e a segunda causa de morte em indivíduos com menos de 70 anos”, afirmou a deputada.

Conceição Pereira salientou que o serviço de saúde da RAM está preparado para a nossa população, referindo, que a Covid não deve levar a que as pessoas adiem a procura de respostas por medo, porque isso pode levar a um atraso no diagnóstico.