SESARAM realiza curso para médicos que integram a EMIR

Iniciou-se hoje o curso de “eco na palma da mão no contexto pré-hospitalar” para os médicos que fazem parte da Equipa Médica de Intervenção Rápida (EMIR, refere uma nota do SESARAM.

O Serviço Regional de Protecção Civil adquiriu dois ecógrafos portáteis Sonostar Uprobe5C-PL com o objectivo de enriquecer o desempenho da EMIR no que se refere à sua missão de servir a população ao mais alto nível. De modo a efectivar a sua aplicabilidade, foi organizada uma formação que habilite todos os elementos médicos para a sua utilização.

Estes aparelhos permitem realizar uma ultrassonografia no ambiente pré-hospitalar que servirá para aferir se o doente vítima de trauma tem sangue no abdómen, na cavidade torácica ou no pericárdio. Servirá, também, para o doente médico (não traumático) ver se tem discinésias da parede do coração ou tamponamento cardíaco, explica um comunicado.

“Um elemento essencial dada a portabilidade do equipamento num programa da responsabilidade da médica Guida Castanha, Imagiologia, e da médica Paula Faria, Cardiologia, devidamente articulado com a realidade do pré-hospitalar”, refere-se.

Esta formação, por uma questão de integração de todos os médicos que prestam serviço na EMIR, será dividida em duas fases e é ministrada no Centro de Simulação Clínica da Madeira, sediado no Hospital Dr. Nélio Mendonça.