PS-M apresenta na ALRAM voto de congratulação à nadadora Mayra Santos

Maira Santos /arquivo

Os deputados do PS-Madeira apresentaram, na Assembleia Legislativa da Madeira, um voto de congratulação à nadadora Mayra Santos, pelo recorde mundial feminino de 24 horas a nadar contra a corrente e por ter ultrapassado a marca das 30 horas, detida até agora pelo espanhol Alberto Lorente.

O percurso de Mayra Santos, apontam os socialistas, é um exemplo de resiliência: oriunda de Mina Gerais, Brasil, escolheu a Região para viver e constituir família. Foi em 2015 que redescobriu a natação, paixão de infância que tinha abandonado por força das circunstâncias, quando começou a treinar como atleta do Clube Naval do Funchal.

Desafiada para participar nas competições de águas abertas, em 2019 sagrou-se como sendo a primeira mulher a fazer a travessia do Porto Santo à Madeira, um total de 42 quilómetros. Conquistado esse objectivo, a nadadora luso-brasileira estabeleceu outros objectivos, entre os quais o recorde mundial feminino de 24 horas a nadar em contra corrente e as 30 horas a nadar, até agora detido pelo espanhol Alberto Lorente.

Associando o treino à sua prática profissional, o que requer grande foco e força de vontade, veio juntar, hoje, mais estes dois recordes ao seu percurso como atleta da Região.