Conservatório preparara-se para assinalar os seus 75 anos com muitas actividades

O Conservatório – Escola Profissional da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode, comemora 75 anos em 2021, e anuncia que as comemorações, alargadas a todos os municípios da Região, decorrerão entre 29 de Outubro de 2020 – data em que será apresentado oficialmente o programa de actividades – e 29 de Outubro do ano que vem.

A apresentação oficial do programa, agendada para as 17h00 nos Jardins da Sede do Conservatório, contará com a presença do secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho. Participarão nesta sessão alunos de jazz, a Orquestra de Sopros e as Ninfas do Atlântico. De seguida, pelas 17h30, será inaugurada a exposição “Luiz Peter Clode: o fundador que dá nome ao Conservatório”, na Cafetaria do Conservatório.

A celebração dos 75 anos do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, constitui uma oportunidade para aprender mais sobre a instituição e para celebrar a sua história, homenagear os fundadores e realçar a importância que esta organização tem na comunidade e na região, refere uma nota de imprensa.

O plano das comemorações que se apresenta está organizado em 5 eixos que procuram mostrar que existem várias maneiras de comemorar este evento e deseja-se que todas as actividades permitam criar boas experiências para os actuais e antigos alunos, professores e colaboradores. Ao longo das comemorações será mostrada toda a dinâmica e vida da instituição num conjunto de espectáculos inovadores e de excelência, que vinquem bem a presença da instituição na comunidade, bem como um plano editorial que dignifique um aniversário tão relevante como são os 75 anos. Haverá, também, momentos para pensar o futuro num conjunto de conferências, mesas redondas, debates e um congresso, em parceria com instituições de referência e personalidades madeirenses. Estas são umas celebrações que pretendem mostrar que o Conservatório não é uma instituição fechada em si mesma, mas antes uma organização enérgica e aberta ao seu meio envolvente.

Todas estas actividades surgem, também, da integração do Conservatório no Plano Nacional das Artes (PNA), no atual ano lectivo. O PNA incentiva a realização de um Projecto Cultural de Escola (PCE) que una a comunidade educativa em torno de um problema ou um tema. Neste primeiro PCE, dificilmente se encontraria um melhor tema do que envolver alunos e professores na homenagem da história do Conservatório no presente e no debate do seu futuro.

As celebrações incluem múltiplos espectáculos, edições, festivais, e até a emissão, pelos CTT, de um selo comemorativo.