Iniciativa Liberal insiste na apresentação de números sobre a situação na Saúde

Foto Rui Marote

Passada uma semana, e “porque o Governo Regional da Madeira persiste no segredo pouco democrático de esconder informação e números”, a Iniciativa Liberal volta a insistir num assunto que já levantou, e a questionar  “quantos exames complementares de diagnóstico, da medicina física e de reabilitação às análises clínicas, passando pela radiologia, endoscopia, gastroenterológica, cardiologia, anatomia patológica ou pneumologia, entre outros, foram adiados ou cancelados?”, nesta situação de pandemia em que todas as atenções são dispensadas à Covid-19.

A IL quer saber quais as quebras no recurso aos serviços de urgência nestes meses, e quantos deixaram de recorrer ao hospital com problemas graves, com medo de apanhar COVID.

“Quantos por sua iniciativa faltaram a consultas e exames marcados? Quantas juntas médicas deixaram de ser feitas?A que ritmo funcionaram os cuidados de saúde primários, primeira linha de combate à doença? Rastreios, exames de diagnóstico, referenciação hospitalar? Por via disto, quantos casos ficaram por identificar? E cirurgias adiadas? E canceladas? Reabilitação? Fisioterapia?”, interroga-se este partido.

“Quantos serviços dos Centros de Saúde deixaram de ser prestados? Quantos foram encerrados e durante quanto tempo? Como estão os índices de qualidade de atendimento dos utentes? E a higiene? Estão os procedimentos determinados como de segurança a ser cumpridos? Porque é que não se informam os madeirenses destes números?”, questiona Nuno Morna, em nome desta força política na Madeira.
E questiona: “Não seria melhor informar com rigor e seriedade ao invés de esconder a informação? Principalmente quando a maioria das pessoas tem a percepção de que os números devem ter aumentado, e muito”.

“Tapa-se o COVID de um lado, deixando as outras patologias destapadas”, denuncia.