CDU realizou acção junto à Quinta Vigia procurando alertar para a falta de água de rega

A CDU realizou hoje uma acção política junto à Quinta Vigia procurando alertar para a falta de água de rega para a pequena agricultura e agricultura familiar. Estiveram presentes representantes de Comissões de Regantes dos concelhos de Santa Cruz, de Machico, de Câmara de Lobos e das zonas altas do concelho do Funchal, em protesto contra o facto de o Governo Regional nada fazer para atender a um direito fundamental dos produtores agrícolas. Na Quinta Vigia foi entregue um documento com as reivindicações dos ditos regantes.

Falando pela CDU, o dirigente Edgar Silva afirmou que “a falta de água de rega é mais um dos factores de agravamento da situação económica e social na Região. Se a vida já é difícil para tantos dos pequenos produtores agrícolas, se existem muitos problemas da crescente pobreza e exclusão social, os regantes sentem agora a vida ainda mais difícil, com quebras de produção, quebras de rendimento, que agravam ainda mais a situação económica e social”.

Junto à Quinta Vigia, aos regantes em protesto público, disse Edgar Silva que “é escandaloso que, depois de tantas promessas de modernização da agricultura, depois de muitos milhões de euros prometidos para apoiar a agricultura e os agricultores, ainda existam problemas tão elementares como a falta de água de rega por resolver. O problema do regadio não teve da parte do Governo Regional a compreensão que deveria ter tido. Assim, a CDU continuará a exigir apoios compensatórios aos agricultores que tiveram quebras de produção devido ao não fornecimento da água de rega. Compensar os agricultores pela falta de água será uma das formas de prevenir ainda mais agravamentos da situação económica e social nesta Região Autónoma”.