CMF vai assinalar Dia Mundial do Turismo com programa de novidades

A Câmara Municipal do Funchal assinalará o Dia Mundial do Turismo 2020 com um programa de novidades e iniciativas de promoção ao longo de uma semana, entre os dias 24 e 29 de Setembro. O objectivo declarado é qualificar e promover o destino Funchal, num ano particularmente difícil para o sector turístico.

O ponto alto do programa decorre no próximo sábado, dia 26 de setembro, tendo como palco o Mercado dos Lavradores. Logo pelas 9 horas, o Mercado vai apostar na recepção aos turistas que visitam o espaço e a cidade, com bebidas, flores e folclore, ao passo que, pelas 11 horas, a autarquia vai entregar às floristas tradicionais do concelho a Distinção Municipal “Mérito Turístico 2020”. A manhã completa-se com a abertura do novo posto de turismo municipal, que ficará situado no segundo andar do Mercado, refere uma nota da CMF.

Entre as atcividades previstas, destaca-se, ainda, a apresentação no dia de abertura, a 24 de Setembro, de um mapa turístico em braille desenvolvido pela CMF e do roteiro “Funchal, Destino Acessível”, ao passo que no domingo, 27 de Setembro, Dia Mundial do Turismo, o Município vai apresentar, pelas 12 horas, no foyer do Teatro Baltazar Dias, o projeto “Novemil”, uma plataforma bilingue desenvolvida de raiz, no sentido de disponibilizar elementos relevantes para a valorização da história e identidade da cidade.

Segundo refere o comunicado da CMF, o programa contará ainda com actividades dinamizadas pelos museus municipais, designadamente ligadas ao ciclo do açúcar, com seminários, passeios pedonais e ainda um concerto, terminando, no dia 29 de Setembro, com a apresentação do projeto “Ruas do Funchal – QRC Informativo”, que consistiu na colocação de placas com códigos QR em diversas ruas do Funchal, permitindo que turistas e residentes acedam a informação sobre a cidade, como a toponímia das ruas, o património existente, as lojas com história e curiosidades, entre outras.