Exposição “Jardins em Flor” patente no Centro Cívico do Curral das Freiras

No âmbito da Festa da Flor, a Câmara Municipal de Câmara de Lobos apresenta, até 30 de Outubro, no Centro Cívico do Curral das Freiras, uma mostra de pintura intitulada “Jardins em Flor”, com trabalhos dos utentes do Centro Social e Paroquial de Santa Cecília. Esta exposição pode ser visitada de segunda-feira a sexta-feira, das 09h00 às 18h00.

Os trabalhos expostos são constituídos por telas pintadas a óleo, aplicado com pincéis ou espátula, sobre tecidos, madeiras e outros materiais, da autoria de alguns utentes do Centro Social e Paroquial do Carmo, sob a orientação artística do monitor João Pedro Gouveia Marques.

Esta manifestação artística com flores pintadas enquadra-se perfeitamente no Curral das Freiras, por ser um local, muitas vezes batizado como o coração da Madeira, refere a autarquia.

Os promotores desta actividade de índole artística defendem que as tarefas terapêuticas como a pintura auxiliam – e muito – na autoestima, no bem-estar, na sociabilidade e na saúde do idoso, afastando diversos sintomas de doenças aliadas ao natural envelhecimento.

Durante o processo de pintura os sintomas de depressão, ansiedade e isolamento são minimizados. Em termos cognitivos, os canais sensoriais são ativados durante a prática da pintura, auxiliando no equilíbrio das emoções do idoso, além de estimular a imaginação, a criatividade e os pensamentos do subconsciente.

Com a prática de trabalhos de artes plásticas, como a pintura, a memória também é estimulada, devido a necessidade de constante evolução e aprendizagem. Além disso, a pintura como terapia na terceira idade exige coordenação e concentração, o que acaba por aprimorar a capacidade de análise e observação minuciosa por parte do idoso. Assim, com os progressos e desenvolvimento das habilidades artísticas, o idoso passa a aumentar os níveis de autocrítica e autoestima.