Governo Regional dá conta de ter investido mais de 22 milhões de euros na protecção civil

O secretário regional de Saúde e Protecção Civil acompanhou ontem, 29 de Agosto, um exercício da equipa de resgate em montanha do Corpo dos Bombeiros Voluntários da Calheta. O mesmo envolveu 13 profissionais da área da protecção civil, 4 viaturas e 2 drones.

Segundo informação da Secretaria, simulou-se a queda de uma pessoa adulta, que se encontrava em paragem cardíaca.  O resgate da vitima, informa-se, decorreu dentro dos tempos padronizados para o efeito, e ainda foi possível recorrer ao apoio mecânico por parte do dispositivo de compressões externas “Lucas” que ao longo de todo o processo de resgate assegurou as compressões cardíacas da vítima de forma mecânica.

Pedro Ramos salientou, a propósito, a capacidade de resposta por parte destes profissionais e realçou a importância de manter esta actividade formativa e de treino por parte do Serviço Regional de Protecção Civil.

Nos últimos cinco anos, só na área da formação aos agentes de protecção civil, o Governo Regional investiu mais de 600 mil euros. Um investimento muito importante e fundamental para dotar todos os operacionais que contribuem para a área da protecção civil de competências técnicas e não técnicas em situações de emergência, protecção e socorro, refere um comunicado governamental.

O governante destacou igualmente que nos últimos cinco anos o Governo Regional investiu na área da protecção civil mais de 22 milhões de euros, contemplando todos os corpos de bombeiros da RAM, incluindo os corpos de bombeiros tutelados pelas Câmaras de Municipais, tais como Machico, Santa Cruz e Funchal.