Albuquerque amanhã na inauguração da marginal entre Ribeira Brava e Tabua

 

Conforme foi já anunciado pela Câmara Municipal local, será amanhã, dia 28, inaugurada, pelas 17 horas, a requalificação da Avenida Engenheiro Ribeiro Pereira, ou seja, a marginal entre a Ribeira Brava e a Tabua. O presidente do Governo Regional estará presente na inauguração desta obra, orçada em 2.889.00 euros.

Segundo o GR, a este montante há a acrescer o valor do estudo geológico e geotécnico, elaboração do projecto, fiscalização, acompanhamento, controlo e coordenação da segurança da empreitada, orçado em 200.172,83 euros.

A empreitada demorou cerca de um ano a concluir e é da responsabilidade do município da Ribeira Brava, embora ao abrigo de um contrato-programa com o Governo Regional.

Esta obra, conforme já a classificou também a autarquia dirigida por Ricardo Nascimento, era ansiada há mais de 10 anos e uma via importante, sobretudo para o movimento de trânsito para a frente-mar da Ribeira Brava, com potenciais benefícios para o comércio da vila.

A obra, diz o gabinete de Miguel Albuquerque, incidiu sobre uma extensão de cerca de mil e quinhentos metros e inclui uma via de trânsito automóvel, no sentido de entrada na Vila da Ribeira Brava, bem como uma ciclovia e zona pedonal.

A infraestrutura é protegida por três galerias de segurança, nas três zonas identificadas como de maior risco e que suportam desabamentos, que são encaminhados directamente para a costa marítima.

Este projecto inclui ainda a instalação de sismógrafos que trabalharão sincronizados com semáforos de emergência que são accionados sempre que se detectem limiares de movimentação suficientes para pôr em causa a segurança.

A obra contemplou ainda a criação de um amplo espaço polivalente para a recepção de vários eventos.

A requalificação da marginal Ribeira Brava vem ao encontro do projecto final da autarquia: ligar através de uma zona pedonal e ciclovia as freguesias da Tabua, Ribeira Brava e Serra de Água, conclui a Presidência do Governo Regional.