CMF vai limpar 17 ribeiros de todo o concelho do Funchal até Setembro

Idalina Perestrelo acompanhou, esta semana, os trabalhos de limpeza que vão abranger 17 ribeiros de todo o concelho. Trata-se de uma intervenção que é uma medida de prevenção de cheias e principiou em Julho, prosseguindo até ao próximo mês de Setembro e traduzindo-se num investimento municipal de cerca de 63 mil euros.

A vice-presidente da CMF explicou, na ocasião, que “são cerca de 9 mil metros lineares de linhas de água, localizadas em aglomerados populacionais de todas as freguesias do Funchal, que estão a ser limpas de modo a assegurar as condições necessárias ao bom escoamento das águas e minimizar o risco de ocorrência de cheias. O pretendido é que estes ribeiros estejam aptos para o inverno, o período de maior intensidade hidrográfica”.

“A sustentabilidade das bacias hidrográficas é de extrema relevância para o Município do Funchal, e é nesse sentido que temos vindo a investir na limpeza dos ribeiros, estamos empenhados em garantir a segurança das populações, a limpeza dos resíduos destes espaços e ainda a remoção das plantas invasoras. Só assim podemos trabalhar em prol da qualidade de vida na nossa cidade e sustentabilidade dos habitats”, referiu esta responsável.

A autarca recordou ainda, a propósito, que a Câmara Municipal disponibiliza um serviço de recolha gratuita de “monstros”, ou seja, grandes resíduos, evitando assim o seu depósito nos ribeiros e outros locais inapropriados. O pedido pode ser feito através da linha do ambiente.