Miguel Gouveia impressionado com o novo Centro de Operações do Comando Operacional da Madeira

O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, esteve hoje presente na inauguração do novo Centro de Operações do Comando Operacional da Madeira, uma cerimónia presidida pelo contra-almirante João Dores Aresta e que contou com a presença do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, almirante António Silva Ribeiro.

O edil funchalense elogia as condições que o novo espaço apresenta: “Estamos perante uma infraestrutura moderna e tecnologicamente avançada, que marcará, certamente, um ponto de viragem no que à segurança marítima, terrestre e aérea da nossa Região diz respeito”, opinou.

O presidente da CMF frisou ainda as novas particularidades deste Centro, a nível de comando e controlo. O mesmo, disse, “não só satisfaz as necessidades militares, como também o torna capaz de elevar a capacidade de resposta a diversas operações desta força e ocorrências civis. A Câmara Municipal do Funchal reconhece toda a capacidade de trabalho e entrega incondicional do Comando Operacional da Madeira, na defesa dos interesses regionais e na salvaguarda da nossa população”, refere uma nota.

O novo Centro Operacional possui uma sala de operações e outra de supervisão, que estão preparadas para receber em permanência, durante 24 horas, os militares de serviço. Permite, igualmente, que estejam em funcionamento 30 estações de trabalho, contemplando a possibilidade da presença de representantes das Forças e Serviços de Segurança e de outros serviços sediados na Madeira, e a ligação permanente com os Centro de Operações em Oeiras e Açores.