Teresa Jardim e Luísa Spínola apresentarão instalações na galeria “Marca de Água”

Da esq. para a dir., Luísa Spínola e Teresa Jardim

A Galeria Marca de Água, na rua da Carreira 119, e que se tem destacado pela dinâmica, revela mais dois dos nomes de artistas madeirenses  que irão integrar a exposição colectiva internacional “Diálogos cruzados no feminino”, que dá início à temporada artística 2020/2021.

A exposição que será inaugurada a 19 de Novembro deste ano reunirá cerca de uma dezena de obras de mulheres artistas madeirenses, que estarão em diálogo com obras de pintura de grandes formatos de autores nacionais e internacionais consagrados, nomeadamente Sonia Delaunay, Júlio Resende, Costa Pinheiro e Mário Bismarck. A exposição é dedicada à interpretação e mediação dos universos no feminino, numa dimensão histórica e social, desconstruindo narrativas historiográficas e estabelecendo “diálogos cruzados” com obras de referência internacional, refere um comunicado da galeria. Uma obra inédita de Sonia Delaunay estará em destaque na exposição.

Luísa Spínola e Teresa Jardim, são as artistas madeirenses que se somam às já anunciadas, Dina Pimenta, Filipa Venâncio e Guareta Coromoto. Brevemente, promete-se, serão revelados mais nomes de autoras madeirenses que integram este projecto. A Marca de Água revelará ao longo dos próximos meses os nomes de outras mulheres artistas madeirenses que irão participar no projecto. Quer Luísa Spínola, quer Teresa Jardim irão apresentar instalações no espaço da galeria.

Luísa Spínola é licenciada em Artes Plásticas / Pintura, pós-graduada em Gestão e Mestre em Arte e Património no Contemporâneo. Conta com um vasto currículo com inúmeras exposições coletivas e individuais nas áreas do desenho, ilustração., da pintura e da instalação. Coordenadora do Atelier Gatafunhos. Colaborou com a Porta 33, nos serviços educativos e no âmbito do projeto “Ilhéstico”. Teve a sua mais recente exposição individual no Museu Henrique e Francisco Franco.

Teresa Jardim é licenciada em Artes Plásticas/Pintura e em Design de Projectação Gráfica – ISAPM e ISAD/Universidade da Madeira. Exerce funções docentes desde 1978/79, ao nível formal (Curso de Artes Visuais) e informal (Expressão plástica). Leciona na Escola Secundária Francisco Franco. No domínio das artes plásticas, expõe individualmente desde 1984. Conta com mais de meia centena de exposições coletivas e individuais no seu percurso artístico. Em poesia conta com várias obras publicadas na Assírio & Alvim entre outras editoras.

A direção artística da Marca de Água está a cargo da historiadora de Arte Raquel Fraga, e a curadoria a cargo de Diogo Goes, professor do ensino superior.