Sensibilização nacional de jovens para desconfinamento em segurança decorre também na Madeira

A Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) promove, a 11 de Julho, às 16h, uma acção nacional, realizada em simultâneo em 20 cidades, inclusive nos arquipélagos da Madeira e dos Açores, visando sensibilizar para um desconfinamento em segurança. Com o slogan “O risco é real. Sê o herói deste Verão!”, a iniciativa, que conta com o apoio da Presidência da República, envolverá 24 federações regionais/distritais e associações juvenis na distribuição de máscaras de protecção em praias litorais e fluviais e parques.
A acção pretende alertar para as medidas de segurança a ter nesta fase de pandemia, e comprometer os jovens no combate à Covid-19, posicionando-os como agentes de saúde pública, refere um comunicado. Contará com 235 jovens voluntários de federações e associações de todo o país, distribuídos por 25 brigadas, e com a presença de alguns secretários de Estado. João Paulo Rebelo, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, acompanhará o grupo de jovens em Coimbra, António Sales, secretário de Estado da Saúde, em representação da Ministra da Saúde, estará em Aveiro, Duarte Cordeiro, secretário de Estado dos Grupos Parlamentares, em Odivelas, e José Apolinário, secretário de Estado das Pescas, junta-se à iniciativa na praia de Faro. No Porto, em Vila Nova de Gaia, estará Eduardo Pinheiro, secretário de Estado da Mobilidade. A campanha conta ainda com o contributo do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que, num vídeo de apoio à iniciativa, apela a que os jovens usem a criatividade e imaginação para este período de desconfinamento, que exige de todos também um forte sentido cívico.

Na Madeira, a iniciativa terá lugar na Praia do Vigário, em Câmara de Lobos, protagonizada pelos elementos do Teatro Metaphora – Associação de Amigos das Artes.