Estudantes da Escola Horácio Bento criam vídeos e websites para a promoção turística da Madeira

‘Circumstances change, goals don’t!’ foi assim que o 9.º 3 da EB 2, 3 Dr. Horácio Bento de Gouveia iniciou mais um projeto, no âmbito da disciplina de Inglês e em pleno E@D.

A fim de garantir que a aprendizagem não parava para cada aluno, a turma, sob a coordenação do Prof. Rómulo Neves, dedicou a unidade 9 denominada ‘Celebrate’, a celebrar a beleza e riqueza natural do nosso arquipélago.

A intenção seria não só trabalhar as aprendizagens previstas, mas também colaborar na recuperação do nosso turismo. Sendo a Madeira uma região que tanto sofreu com a suspensão do turismo, optou-se por desafiar os alunos, em grupos ou individualmente, a criar vídeos ou websites que destaquem a beleza da nossa ilha e sirvam como atractivo para visitar a Madeira. Pretendeu-se ainda levar este projeto mais além e permitimos que se usassem línguas diferentes, ambicionando chegar ao maior número possível de potenciais turistas.

De seguida, foram contactadas algumas empresas de turismo da Região e foi oferecido o material criado pela turma, a fim de essas empresas poderem usar os vídeos e os sites como complemento das suas campanhas turísticas. A Madeira Luxury Villas já promove o trabalho dos alunos nas suas redes sociais, a quem agradecemos a colaboração.

O trabalho dos alunos apenas tem fins pedagógicos e pode ser consultado na página do Facebook ‘Comunidade HBG’ e esperamos que, a curto prazo, esteja disponível nas redes sociais de diferentes operadores turísticos. Um dos sites criados pode ser consultado aqui: https://leisuremadeira.wixsite.com/travel?fbclid=IwAR0H1ufYKMAxSr080HPJifBbcKECPkqXSvQvJ3vKVzBnAF7Yfsm7qCtp3mM

De uma maneira geral, o propósito deste projeto assentou na operacionalização da flexibilidade curricular num ensino a distância. Uma das palavras-chave deste E@D foi escolha, permitindo que os alunos escolhessem caminhos e métodos diferentes para construir o seu conhecimento adequados às suas potencialidades e características de aprendizagem. “Em vez de lermos e repetirmos exercícios gramaticais, por exemplo, optámos por usar a gramática em contexto, no discurso oral presente nos vídeos ou na informação escrita presente no site, aplicando os conteúdos da escola no mundo real. Esta metodologia – problem-based learning – aproxima as aprendizagens académicas das necessidades reais das comunidades, envolve os alunos com um objetivo claro a alcançar, responsabilizando-os pela sua aprendizagem e respeita diferentes ritmos e níveis de aprendizagem. Afinal a distância também é possível garantir que a aprendizagem não pára. Sabemos que as circunstâncias mudaram em função da actual pandemia, mas os sonhos e objectivos destes jovens não podem abrandar. É o futuro que está em causa e certamente que este exemplo de trabalho comprova que juntos somos mais fortes”.

De acordo com o testemunho de um grupo de alunas, “a Madeira é sua para descobrir. Atreva-se a visitar-nos e nós cá estaremos de braços abertos!”