PCP começou hoje dinâmica preparatória das Jornadas Legislativas, com uma reunião com a USAM

O PCP principiou hoje a dinâmica preparatórias das Jornadas Legislativas intituladas “Problemas Laborais- Impactos da Pandemia” que se realizarão no próximo dia 18 de Julho na Assembleia Legislativa da Madeira.

“As Jornadas Legislativas do PCP visam analisar a situação sócio laboral da nossa Região, tendo em conta a nova realidade decorrente da pandemia COVID-19, expondo os problemas vividos pelos madeirenses e porto-santenses, avançando com propostas concretas que o PCP irá apresentar e desenvolver para contribuir por um verdadeiro desenvolvimento sócio-económico da RAM, que privilegie a igualdade de oportunidades e a salvaguarda dos sectores produtivos regionais”, refere o partido.

A preparação das Jornadas Legislativas começou com uma reunião com a União dos Sindicatos da Madeira, “com o objectivo identificar a realidade laboral na nossa região decorrente da pandemia COVID-19”.

Nesta reunião, informam os comunistas, foram apresentadas preocupações por parte dos representantes da USAM relacionadas com o uso abusivo do lay-off simplificado por parte de um conjunto de entidades patronais e a negação por parte da Segurança Social em ceder informações sobre o lay-off às organizações sindicais. A precariedade laboral, a contratação colectiva, o aumento do desemprego, a redução dos salários e os salários em atraso, também foram preocupações abordadas na reunião.

O PCP vai prosseguir a dinâmica preparatória das Jornadas Legislativas com um conjunto de reuniões com organizações representativas dos trabalhadores.