Junta de Gaula ironiza que o PSD só descobriu os efeitos da pandemia em Junho

A Junta de Freguesia de Gaula reagiu à Comissão Política do PSD-Gaula, que ontem veio defender a canalização de verbas das festividades para as áreas sociais. Refere a  Junta que reuniu, em Assembleia de Freguesia, a 8 de Abril de 2020 (na mesma altura que o presidente do Governo Regional da Madeira (PSD) prometeu apoios de 100 milhões aos empresários) –, para uma primeira revisão orçamental, visando criar uma rubrica de nome COVID 19 – APOIO DE EMERGÊNCIA.

Da criação dessa rubrica, foram canalizadas verbas, entre as quais as das festividades referidas pela Comissão Política do PSD, cuja votação final teve a abstenção do único vogal do PSD, Humberto Bettencourt, exactamente para reforço nas áreas sociais.

“Ora, como se observa, o PSD vem propor uma coisa, que ele próprio se coartou a aprovar”, afirma a Junta. “Mais se observa que nesse período, os serviços da Junta de Freguesia de Gaula, e os seus competentes funcionários, deram seguimento aos mais diversos problemas colocados pelos empresários e pela população, pois a segurança social e as casas do povo permaneceram com as portas fechadas”.

A Junta solicita também, ao único vogal do PSD, Humberto Bettencourtt, que “não assine por baixo os textos que vêm feitos e fotocopiados pelo secretariado regional do PSD no centralismo do Funchal, pois infelizmente descredibiliza a sua pessoa e o seu partido. Seria mais fácil, o senhor e então deputado José Prada, confirmar com executivo da junta de Gaula essa situação, e consequentemente não gastariam tinta, nem vexame”, ironiza a Junta de Freguesia, que conclui que “infelizmente o PSD do Funchal, inveja a Freguesia de Gaula, e o seu povo livre e democrático”.

“O desespero dos empresários e dos cidadãos que perderam os seus rendimentos não se deve à acção e às promessas da Junta de Freguesia. Deve-se, sobretudo, à inacção e à propaganda eleitoral e dos anúncios de milhões que tardam em chegar”, afirmam estes responsáveis autárquicos, nomeadamente o executivo constituído por Élvio Sousa, Rubina Jorge e Andreia Gouveia.