
Num dia em que Portugal presta homenagem ao maior poeta da Nação, Camões, o Representante da República para a Madeira distinguiu hoje os estudantes que ganharam o concurso “Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas”.
Ana Beatriz Henriques Andrade, aluna do 12.º ano da Escola Secundária Jaime Moniz, foi distinguida com o primeiro prémio. O Terceiro prémio foi também atribuído a uma aluna do “Liceu”, Margarida Caldeira Quintal. Na cerimónia de entrega dos prémios, as alunas contaram com a presença da respetiva professora de português, Fátima Marques, que as inspiraram e motivaram neste concurso. Fátima Marques representou ainda a Escola Secundária Jaime Moniz nesta cerimónia.

O segundo prémio foi atribuído à aluna Cristina Filipa Escórcio Gouveia, 9.º ano, da Escola Básica 123/PE Bartolomeu Perestrelo.

Foi ainda entregue uma Menção Honrosa ao aluno João Miguel Santos Moniz Ferreira, 9.º ano, da Escola Básica 123/PE Bartolomeu Perestrelo.
Os textos em causa estão disponíveis no site do Representante da República, em
http://representantedarepublic
Pela necessidade de observância das medidas sanitárias determinadas pela Autoridade de Saúde durante a pandemia, a entrega de prémios foi reduzida a uma sessão restrita aos alunos premiados, a um familiar próximo, a um representante da Escola de cada aluno e aos membros do júri.
A sessão teve lugar esta tarde no Palácio de São Lourenço , com a presença do Representante da República e o diretor regional da Educação, em representação da Secretaria Regional da Educação Ciência e Tecnologia.
O Representante da República exaltou a importância da data que hoje se assinala e deixou palavras de grande reconhecimento e estímulos aos jovens premiados, num concurso que data de 2013, com o objetivo de incentivar o mérito. Os alunos redigiram um texto criativo alusivo ao Dia de Portugal de Camões e das Comunidades que pode ser lido no link já divulgado anteriormente.