Escola Jaime Moniz preparada para retomar o ensino presencial a partir de segunda feira mas com regras de segurança

A Escola Secundária Jaime Moniz regressa, a partir de segunda feira, ao chamado ensino presencial, a exemplo das demais instituições do ensino secundário. Por detrás desta abertura, está um minucioso trabalho de preparação, por parte do Conselho Executivo, no sentido de abrir a Escola em segurança para toda a comunidade escolar. Por isso, professores e alunos retomam a atividade presencial num quadro sanitário diferente, até 26 de junho. Depois desta etapa, seguem-se os exames nacionais, a partir de 6 de julho, que exigirão também a manutenção das regras de segurança para todos os intervenientes nas provas nacionais.

Os alunos que têm disciplinas de exame e que se inscreveram nas aulas presenciais, do 11.º e 12.º anos, regressam esta segunda feira, mas já estão esclarecidos sobre as regras obrigatórias a cumprir, no sentido de manter a segurança, em linha com as orientações definidas pela Direção Geral de Saúde. O ensino continua on line, até 26 de junho, apenas para as disciplinas que não são de exame.

Segundo informações que já foram endereçadas aos estudantes e demais comunidade escolar, as regras a cumprir têm sido amplamente divulgadas, a saber: o uso obrigatório da máscara para docentes, alunos e funcionários durante a permanência nas instalações escolares (cada um deve ser portador da sua); os professores, alunos e funcionários devem manter o distanciamento social; todos os professores, alunos e funcionários devem desinfetar as mãos à entrada e à saída da escola, à entrada e saída das casas de banho, bem como de todos os espaços que venham a frequentar dentro das instalações escolares; existem dispensadores de soluções desinfetantes, devidamente assinalados, em vários pontos da Escola; por fim, os professores, alunos e funcionários que manifestem sintomas de covid-19 não devem comparecer na escola; cada aluno deve ser portador do seu próprio material e não tocar em nenhum local (corrimões, maçanetas das portas, janelas, paredes, etc.), exceto na mesa e na cadeira que lhes foram destinadas.

As entradas também obedecerão a regras específicas, já que o portão abre às 09.00H para o estacionamento de veículos. Pelas 09h20, está agendada a entrada dos alunos para as salas:

Salas 101 a 112: Entrada no portão dos CTT, porta 1 (Norte) e saída pela porta 2 (Sul);

Salas 201 a 212: Entrada na porta principal e saída na porta principal;

Salas 301 a 309: Entrada na porta principal e saída na porta 2 (Sul);

Salas 314 a 406: Entrada e saída pela porta junto à secretaria externa.

O acesso à Escola também obedece a alguns procedimentos, definidos pelo Conselho Executivo, que o FN reproduz.

“Após a entrada na Escola, os alunos devem dirigir-se diretamente para o corredor da sala, onde terão aulas, seguindo as setas assinaladas no pavimento.

Os alunos devem fazer uma fila com o devido distanciamento social e dentro da sala devem se sentar sempre no mesmo lugar (até ao final do ano letivo).

Os alunos devem respeitar as orientações e nunca circular fora do corredor que lhes foi atribuído.

Não existem intervalos, pelo que os alunos devem aguardar sentados nos seus lugares até à chegada do professor.

Os alunos que necessitarem de mudar de sala devem respeitar os circuitos das entradas das novas salas.”

É também de referir que todos os serviços da Escola se encontram encerrados (bar, papelaria, cantina, gabinete do aluno e biblioteca) exceto, a secretaria externa, mas apenas para levantamento de documentos que devem ser pedidos online.