Mais dois recuperados de Covid-19; número de casos activos é agora de 17

A RAM tem hoje mais dois recuperados de Covid-19. Assim, agora são apenas 17 os casos de infecção activos na Região. A informação foi prestada na conferência de imprensa das sextas-feiras, por Bruna Gouveia, vice-presidente do Instituto de Administração da Saúde da RAM.

Os dois doentes recuperados são residentes no concelho de Câmara de Lobos. Desde a conferência da última sexta-feira, foram seis os casos recuperados, totalizando agora 73. Não se tendo verificado quaisquer novos casos de infecção, mantém-se o número total de 90 casos identificados na Região.

Os actuais 17 casos de infecção activa distribuem-se por indivíduos que estão, na sua maioria, em unidade hoteleira dedicada. Apenas um deles não está num hotel, mas sim no seu domicílio. São 15 os indivíduos residentes no concelho de Câmara de Lobos, mais um do Funchal e um no concelho da Ponta do Sol. O estado global dos doentes é estável, sem necessitar de cuidados hospitalares.

Ao longo da corrente semana foram diagnosticados apenas dois casos suspeitos de Covid-19, sem que nenhum deles se confirmasse.

Até à data, foram notificados 1543 casos suspeitos de Covid-19 na RAM, 1453 não se confirmaram.

391 pessoas encontram-se actualmente em vigilância activa, e 149 em auto-vigilância.

Quanto às linhas criadas no contexto da pandemia, a sua procura tem-se mantido estável durante esta semana. A linha de acompanhamento psicológico do IASAÚDE registou 116 atendimentos. O total de atendimentos é agora de 1043. Há 122 pessoas acompanhadas pelos profissionais da área da psicologia e saúde mental, do IASAÚDE.

A linha SRS 24 registou 216 chamadas durante a semana. Os contactos da linha de emergência totalizam agora 8031, mais 45 chamadas nas últimas 24 horas.

Têm sido realizados durante esta semana múltiplos testes de despiste à Covid-19. Foram processadas, desde a última conferência, 3898 amostras no Laboratório de Patologia Clínica do SESARAM. O total de amostras processadas é agora de 13288. O número de utentes alvo destes testes é agora de 1284, mais 3670 do que na semana passada.