Filipe Sousa define a marca de Santa Cuz: “Cautelosos nas isenções, criteriosos nas medidas, justos nas ajudas, sinceros nas promessas…”

O presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz enviou uma mensagem aos munícipes neste momento de desconfinamento responsável e lembrou que a Câmara foi a primeira a abrir portas e a partir do próximo dia 1 de junho “retomaremos o nosso horário normal, estando também a regressar, de forma responsável, todas as nossas atividades e investimentos”.

Mas esta declaração de Filipe Sousa ao povo foi também para falar de apoios e garantir que ninguém ficará para trás. “Aproveito para informar que todos os que precisam de ajuda podem e devem pedi-la. Estamos cá para isso mesmo, e estamos cá também para garantir que ninguém fica para trás nesta caminhada e neste desafio de voltarmos a enfrentar o futuro com segurança e esperança. Por isso, confesso que às vezes fico chocado com comentários que revelam quase que uma xenofobia contra os mais pobres. Aqueles comentários de que “estes apoios são sempre para os mesmos, para os do rendimento mínimo, para os que passam a vida no café”. Não, caros munícipes, os apoios são para quem precisa. E se é verdade que, em tempos de dificuldade, os pobres ficam sempre mais pobres, também é verdade que as crises costumam catapultar para uma situação de necessidade aqueles que antes não precisavam de ajuda. E nós estamos cá para todos os que realmente precisam. As nossas regras e os critérios dos nossos programas sociais são claros e objetivos”.

Alerta Filipe Sousa que “todos estes apoios não estavam previstos quando delineámos o orçamento para o corrente ano. Ninguém podia prever uma pandemia desta magnitude e uma tão grande e profunda alteração nas nossas vidas. Daí estarmos a preparar um empréstimo de dois milhões de euros para fazermos face a tudo o que mudou e à necessidade de cumprirmos a nossa missão social”.
O autarca dirige-se à população com uma garantia: “A todos vós dou a minha palavra de que tudo faremos com a responsabilidade que nos é exigida e com a transparência que exigimos para nós mesmos. Só dentro desta lógica faz sentido a nossa ação e o caminho que temos vindo a trilhar. E Santa Cruz tem hoje tanto, que antes não tinha. Este é apenas mais um desafio que vamos enfrentar com a força que nos caracteriza e com a força que partilhamos com o povo desta terra magnífica que é Santa Cruz. Vamos todos dar as mãos e vencer mais este desafio. Sei que temos a força para isso e muito mais”.
Filipe Sousa diz que “nós, os eleitos, que temos a honra de merecer a vossa confiança, queremos continuar a honrar o compromisso que nos trouxe até aqui. Mas também queremos ter a responsabilidade de agir corretamente, de não comprometer o futuro. Daí termos de ser cautelosos nas isenções, criteriosos nas medidas, justos nas ajudas, sinceros nas promessas, presentes nos desafios.
Esta é a nossa marca e é também a nossa e a vossa força. Juntos vamos voltar a reerguer Santa Cruz. Já o fizemos uma vez e vamos conseguir fazê-lo novamente”.

 

.