Amanhã é Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento

Amanhã, dia 21 de Maio, assinala-se o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, proclamado pela Assembleia Geral da ONU em 2001, na sequência da adopção da Declaração Universal da Diversidade Cultural, refere uma nota do Governo Regional da Madeira.

“Este ano, devido à situação pandémica que se vive, e pela primeira vez em quase duas décadas, o Governo Regional não vai levar a cabo estas celebrações”, anunciou Rui Abreu, director regional das Comunidades e Cooperação Externa. No entanto, o dia será assinalado, com “uma mensagem a todos os imigrantes que vivem na Madeira e a todos os emigrantes e lusodescendentes que regressaram à Região”.

“Este é o momento para celebrarmos a Interculturalidade, porque aqui na Madeira sempre soubemos acolher, sempre soubemos integrar e sempre soubemos valorizar a cultura de quem aqui escolheu viver”, afirmou. Comemorar este dia é “aprofundar a compreensão sobre os valores da Diversidade Cultural”, e é “aprender melhor sobre como vivermos juntos”.

O Governo Regional celebra as culturas existentes na Madeira desde 2001, primeiro com o Dia de África e o Dia de Leste, e depois, a partir de 2007, com o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento.