Sara Cerdas assinalou com várias iniciativas o Dia da Europa

Foto Rui Marote

Para celebrar o Dia da Europa, que se assinala hoje, a eurodeputada socialista Sara Cerdas preparou um conjunto de actividades online. “No dia da Europa, dia 9 de Maio, celebramos o assinalar da declaração de Schuman, que foi o ponto de partida para aquela que é a União Europeia como a conhecemos hoje. Este ano celebramos de uma forma muito diferente, fruto das conjecturas actuais devido à pandemia COVID-19. Este ano importa celebrar esta data com mais afinco e as celebrações não caíram por terra, simplesmente passaram para os recursos digitais”, referiu Sara Cerdas.

Estavam inicialmente programadas actividades de celebração no Gabinete da Europa, em Machico, mas devido aos recentes acontecimentos a celebração da data foi ajustada ao digital.

A primeira iniciativa do dia convidou os os cidadãos a colocar questões online, sobre o seu trabalho no Parlamento Europeu. Às 11h30, Sara Cerdas teve uma sessão ao vivo, com todos os cidadãos que quisessem colocar perguntas, e que ad foram colocando ao longo da semana, acerca do seu trabalho enquanto eurodeputada. O directo foi transmitido através das redes sociais no Facebook e Instagram.

Já durante a tarde, a delegação socialista no Parlamento Europeu transmitiu um debate online com os nove eurodeputados, das 15h às 17h. O debate esteve ativo na página de Facebook PS na Europa e na página oficial do Partido Socialista. Contou com a abertura de José Luís Carneiro, secretário-geral adjunto do PS, e com o encerramento de Ana Catarina Mendes, presidente do Grupo Parlamentar do PS. Sara Cerdas interveio pelas 15h50, abordando a resposta social à crise.

A última iniciativa do dia foi às 18h30, com a Juventude Socialista da Madeira, quando esteve em debate a importância da União Europeia e como esta afecta o dia a dia da Juventude, numa discussão com a participação de Olavo Câmara, presidente da JS-M e deputado à Assembleia da República, e João Pedro Vieira, vereador na Câmara Municipal do Funchal e secretário geral do PS-Madeira.