Os Judas de hoje (3) – Papa alerta: “O diabo é mau pagador, promete-te tudo, faz-te ver tudo e no final, deixa-te sozinho no teu desespero”

 

Fotos da missa hoje celebrada em Santa Marta, pelo Papa. In Vatican News.

Refletindo no percurso do traidor, o de Judas, sem boca nem coração de discípulo, atormentado nas suas debilidades, o Papa Francisco lembrou esta manhã, na liturgia celebrada no Vaticano às 06h00, que, ainda assim, “Jesus o amava”. Foi o seu “amor ao dinheiro” que o levou a ser “ladrão” e a caminhar “fora das regras, ou seja, a roubar. De roubar a trair é um passo. Quem ama o dinheiro trai sempre para ter mais. É uma regra. E Judas, talvez com boas intenções de jovem, acabou sendo traidor, a ponto de ir ao mercado vender Jesus. Foi aos sumos sacerdotes entregar diretamente Jesus. A meu ver, este homem estava fora de si”. Este confronto interior de Judas é o ponto de partida para o Papa Francisco lembrar ao mundo a ação invisível mas real e mortífera do diabo na vida das pessoas, ontem como hoje.

O representante de Cristo na terra aflorou, na sua homilia, o mistério de Judas, expressando algo que toca ao Papa Francisco: “Jesus nunca chamou Judas diretamente de traidor e até o chama de amigo e o beija…”.

Como acaba Judas? “Não o sei”, diz o Papa, mas lembra que “Jesus ameaça forte. Ai daquele por quem o filho do homem é traído. Melhor seria não ter nascido. Isso significa que Judas está no inferno? Não sei…“

Sempre problematizando a conduta de Judas, o Santo Padre aludiu explicitamente ao papel do diabo na vida dos homens. O exemplo de Judas, disse, “leva-nos a pensar noutra coisa que é hoje muito real: foi o diabo que levou Judas a este ponto. E como acaba a história? O diabo é mau pagador, não é um pagador confiável, promete-te tudo, faz-te ver tudo e no final, deixa-te sozinho no teu teu desespero, como acontece com Judas, para enforcar-se. O coração de Judas, inquieto, atormentado pela avareza, pelo amor a Jesus que não conseguiu se fazer amor, volta aos sacerdotes, pedindo perdão e salvação, mas eles dizem “o que temos a ver com isso?” O diabo faz assim. Abandona-te no teu desespero”.

https://www.facebook.com/vaticannews.pt/videos/2466131513701233/